Geral

Salete decreta situação de emergência após chuvas

Salete decreta situação de emergência após chuvas Defesa Civil e entidades se reúnem para debaterem ações de resposta (Fotos: Divulgação)

O prefeito da cidade de Salete, Juares de Andrade, decretou situação de emergência na tarde desta sexta-feira (23), em virtude dos estragos causados pelas chuvas que assolaram nos últimos dias o município e toda região do Alto Vale do Itajaí.

Na quinta-feira (22) em uma reunião do Conselho Municipal da Defesa Civil de Salete (Comdec), com a presença do prefeito, vereadores e entidades da cidade foi elencado o levantamento preliminar dos estragos que levaram a prefeitura a decretar situação de emergência.  

No documento foi destacada a ocorrência de chuvas intensas e concentradas, entre os dias 09 e 22 de outubro, com maior precipitação nos dias 20 e 22, atingindo todo o território municipal. Quedas de barreiras, deslizamentos de encostas, danificações nas estradas do interior, pontos alagados e com risco de desabar na Rodovia SC 114 Prefeito Afonso Rohden, obstrução de bueiros, rompimento de tubulação e prejuízos no setor agrícola foram registrados.

O município ainda está sem acesso pela principal via a Rodovia SC 114 Prefeito Afonso Rohden, onde um trecho da pista está submerso na comunidade de Ribeirão Pequeno, em Taió. Na quinta-feira (22) e nesta sexta-feira (23) nos dois períodos a secretaria de educação suspendeu o transporte escolar e cancelou as aulas em todas as Escolas e Centros de Educação Infantil – CEIs da Rede Municipal de Ensino. Somente as atividades do Centro de Educação Primeiros Passos (creche) situada na Vila São José seguiram na normalidade.

O prefeito, Juares de Andrade, salientou a elaboração do decreto de situação de emergência em razão dos ocorridos.

“Este decreto não é para angariarmos recursos, ele serve para dar legalidade nas nossas ações de atendimento com agilidade aos chamados da população. Com o documento, por exemplo, podemos entrar nas propriedades e residências para efetuar a remoção de barro e dentre outras ações mitigadoras de resposta”, frisou Andrade.

A secretaria de obras em parceria com a Defesa Civil de Salete atua conforme planejamento no auxílio e resposta aos chamados de retirada de barreiras, desobstrução de bueiros e isolamento de áreas em risco.

Assessoria Prefeitura de Salete 

Outras Notícias