Geral

Sacrifício sanitário é realizado em Ituporanga

Sacrifício sanitário é realizado em Ituporanga Foto: Nilson Kuster/ADR de Ituporanga

A origem deste foco para AIE não está determinada

A CIDASC Administração Regional de Rio do Sul realizou o Sacrifício Sanitário em dois Eqüinos positivos para Anemia Infecciosa Eqüina (AIE) em propriedades do Município de Ituporanga.

A origem deste foco para AIE não está determinada, estes animais participavam de vários eventos de aglomeração animal e já haviam passado por outras propriedades e proprietários anteriormente.

Este incidente mostra a importância da regularização dos eventos onde há aglomeração de animais, com a contratação de Médico Veterinário Responsável Técnico que é o profissional capacitado para avaliar os riscos em conjunto com os organizadores dos eventos, instituições e comunidades envolvidas comunicarem o serviço oficial – CIDASC, visando o bem comum, que deve prevalecer sobre os interesses individuais.

Diante deste acontecimento está claro qual a importância da realização dos exames para AIE, vacinação para Influenza Eqüina e emissão de GTAs, que torna possível o rastreamento dos animais, quando ocorrem casos positivos de doenças pode-se chegar a origem do problema, resultando em controle objetivo e eficaz.

Fonte: ADR de Rio do Sul/CIDASC

Outras Notícias