Geral

Rompimento de canal de usina causa estragos a residências em Taió

Rompimento de canal de usina causa estragos a residências em Taió Foto: Via WhatsApp / Reprodução

Moradores da comunidade de Ribeirão das Pedras, no Distrito do Passo Manso, em Taió, sofreram um susto na tarde desta terça-feira. Parte do muro do canal alimentador de uma Pequena Central Hidrelétrica (PCH) cedeu e a água que é captada do Rio Itajaí-Açu causou estragos em pelo menos três propriedades próxima das obras, de acordo com a Defesa Civil do município. Cerca de 30 centímetros de água tomou conta de cada residência. Não há registro de pessoas feridas.

A PCH está em construção e pertence à Heidrich Geração Elétrica Ltda. Procurado pela reportagem, Bruno Peiker, administrador financeiro da empresa, confirmou o problema, mas não tinha detalhes do acidente. Profissionais da empresa estão no local para verificar o que teria causado o problema e os prejuízos na região.

De acordo com o prefeito de Taió, Almir Guski, a PCH está em fase de testes e está posicionada aproximadamente 25 quilômetros antes da Barragem Oeste. Diz que a região por onde passa o canal fica no interior do município e tem poucas casas próximas. Segundo o prefeito, como o canal é controlável, a comporta foi fechada e a água parou de verter cerca de 20 minutos após o acidente. A Defesa Civil do município está fazendo o levantamento para apurar os estragos.

 

Por Jornal de Santa Catarina 

Outras Notícias