Geral

Rio em Alfredo Wagner entra em situação de alerta por conta da estiagem

Estiagem deixa 14 rios em situação crítica em 11 cidades de Santa Catarina.

Rio em Alfredo Wagner entra em situação de alerta por conta da estiagem Concórdia (Foto: Guilherme Miranda/Epagri)

 

A Epagri/Ciram emitiu um aviso hidrológico nesta quinta-feira, 3, informando que há 14 rios em 11 cidades em situação extrema por conta da estiagem em Santa Catarina. De acordo com o órgão, as cidades com rios em estado de emergência são: José Boiteux, São João Batista, Passos Maia, Tangará, Concórdia. E em alerta estão Forquilhinha, Canoinhas, Alfredo Wagner, Braço do Norte, São Martinho, Rio Negrinho. Os locais onde apresentam um dos maiores déficits hídricos no estado estão localizados nas regiões Oeste e Meio-Oeste.

“As chuvas registradas na madrugada desta quinta-feira, entre Florianópolis e o Litoral Norte do Estado, não foram suficientes para alterar o déficit hídrico”, informou o pesquisador em hidrologia da Epagri/Ciram, Guilherme Miranda.

De acordo com a previsão da Epagri/Ciram, Santa Catarina deve ter chuvas isoladas até a próxima semana. A chuva melhor distribuída está prevista entre 11 e 13 de maio. “Essa condição de chuva pode reverter a situação da estiagem no Estado”, disse Guilherme Miranda.

A orientação é que a população dessas cidades economize água, usando apenas o necessário para as atividades diárias até que os níveis dos rios voltem ao normal.

A Epagri/Ciram monitora os níveis dos rios a cada 15 minutos e emite dois boletins diários sobre a situação pelo site www.ciram.epagri.sc.gov.br.

 

 

Por Assessoria de Imprensa 
Secretaria de Estado de Comunicação

Outras Notícias