Geral

Rio do Sul enfrenta situação de enchente e Itajaí-Açu passa dos 8 metros

Primeiras famílias já foram retiradas de casas e nível das águas subiu quase 5 metros em 48 horas, de acordo com a Defesa Civil.

Rio do Sul enfrenta situação de enchente e Itajaí-Açu passa dos 8 metros Nível do rio chegou a 8,04 metros às 5h desta quarta-feira (4) (Foto: Felipe Sales, NSC TV)

 

Rio do Sul entrou em situação de enchente na madrugada desta quarta-feira (4). O nível do Itajaí-Açu na maior cidade do Alto Vale passou dos 7 metros à meia-noite e na leitura das 5h atingiu a marca de 8,18 metros. Com tendência de alta desde o início da tarde, o município já havia feito um alerta à população no início da noite para que “se planejasse” para a cheia.

Às 21h de terça-feira (3), vale lembrar, Rio do Sul já havia entrado em condição de emergência, conforme o protocolo de Defesa Civil, depois que o Itajaí-Açu passou dos 6,50 metros. Poucas horas depois, durante a madrugada, o cenário já era de enchente. Nas últimas 48 horas, o nível subiu quase cinco metros e a alta é de cerca de 20 centímetro a cada 60 minutos.

Com o nível do rio em 8,04 metros, ao menos 74 ruas já são afetadas, segundo o relatório de cotas de Rio do Sul. Confira aqui a lista completa. A cidade já abriu também cinco abrigos para dar suporte à população: na Igreja Católica Bela Aliança, no salão da Igreja Santa Rita de Cássia, na Igreja Evangélica Bela Aliança, no Lions Clube e na Igreja Nossa Senhora do Rosário.

A lista completa dos abrigos pode ser acessada neste link.

Até a 1h da madrugada sete famílias já haviam sido retiradas de casa por conta da enchente.

Matéria segue em atualização.

 

Por Augusto Ittner

Santa / NSC Total

Outras Notícias