Geral

Renan Calheiros oficializa fim do prazo da vigência da MP da Voz do Brasil

Renan Calheiros oficializa fim do prazo da vigência da MP da Voz do Brasil

Sem MP, projeto que flexibiliza Voz do Brasil depende de aprovação dos deputados

A Medida Provisória 648/14, que flexibiliza o horário de transmissão da Voz do Brasil, não foi apreciada pelo Congresso Nacional e, por isso, perdeu oficialmente a sua vigência. Um ato declaratório do presidente da mesa do Congresso, senador Renan Calheiros, foi publicado nesta sexta-feira, 3, no Diário Oficial da União, oficializando o fim do prazo de vigência.

Por causa da disputa eleitoral nos estados, as votações de matérias no Congresso ficaram prejudicadas. Deputados e senadores chegaram a realizar dois esforços concentrados durante o chamado recesso branco, mas a falta de acordo sobre a pauta de votações impediu a análise da medida.

Com a perda da eficácia da MP, as chances de aprovar a flexiblização do programa agora recaem sobre o PL 595/03, de autoria da deputada Perpétua Almeida (PCdoB/AC). O projeto já foi aprovado em todas as comissões temáticas do Congresso.

A proposta da deputada está pronta para ir ao plenário da Câmara dos Deputados, e depende apenas da vontade do presidente da Casa, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB/RN), para que seja colocada em votação. Se aprovada, segue para sanção da presidente da República.

De acordo com o gerente Institucional e Parlamentar da Abert, Murilo Passarinho, a Associação vai continuar na luta pela flexibilização permanente da Voz do Brasil. “Nós não desistimos do tema e agora vamos continuar com o trabalho até alcançar a aprovação da proposta”, declara.

Segundo levantamento da Abert, 33% das emissoras de rádio brasileiras flexibilizaram a Voz do Brasil durante os jogos do Mundial. O dado demonstra que somente uma parcela das emissoras precisa adaptar o horário de transmissão à preferência de seus ouvintes.

Editada em 4 de junho, a medida autorizava as rádios a transmitirem a Voz do Brasil  entre 19h e 22h, apenas durante os jogos da Copa do Mundo, conforme o interesse das emissoras. A Abert articulou a apresentação de emendas para tornar a flexibilização uma regra permanente, e não apenas para o período do Mundial. O relator da MP, senador Ricardo Ferraço (PMDB/ES), apresentou parecer acatando as sugestões da Abert.

No entanto, para a flexibilização permanente da Voz do Brasil entrar em vigor, era necessária a apreciação da MP pelo Congresso e sanção da presidente da República, o que não ocorreu.

Com informações da Abert

Outras Notícias