Relação de mesários das Eleições 2014 será divulgada em 6 de agosto

Relação de mesários das Eleições 2014 será divulgada em 6 de agosto

Imagem Ilustrativa

A partir do dia 6 de agosto a Justiça Eleitoral divulgará a lista de eleitores selecionados para atuar como mesários nas Eleições de 2014. Todas as informações sobre o assunto estão disponíveis no site do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC).

Os selecionados não precisam se preocupar: todos os mesários recebem uma carta de convocação enviada pela Justiça Eleitoral informando-os da condição. Além disso, caso o cidadão prefira, a relação dos convocados poderá ser consulta diretamente no site do TRE-SC. O eleitor ainda pode entrar em contato com o cartório eleitoral de sua região caso possua alguma dúvida.

Apesar de o atendimento à convocação ser obrigatório, o mesário que não puder comparecer poderá pedir a dispensa do serviço. Para isso, no entanto, é necessária a apresentação de um motivo justo para a recusa, como problemas de saúde, por exemplo.

Para conseguir o direito à dispensa, o convocado deve fazer um pedido formal ao juiz eleitoral de sua região demonstrando por que não conseguirá participar como mesário. Ao avaliar o motivo, o magistrado decidirá se aceita ou não as razões apresentadas. O prazo para alegar o impedimento é de cinco dias, contados a partir do conhecimento da nomeação.

Mesário faltoso

A ausência ao trabalho sem justificativa gera transtornos não apenas para a mesa receptora de votos, mas também para todos os eleitores que são atendidos na seção eleitoral. Por isso, o trabalho como mesário exige compromisso por parte do eleitor, além do senso de respeito e sensibilidade pelos demais.

De acordo com a legislação, o membro da mesa receptora que deixar de comparecer no dia e na hora da eleição, sem justa causa, ou abandonar os trabalhos incorrerá em multa no valor de R$ 17,57 a R$ 702,80.

Em 2014, Santa Catarina contará com 59.128 mesários. O número é resultado da multiplicação entre a quantidade de seções eleitorais efetivas no Estado (14.592 seções) e a composição das mesas receptoras (que é de 4 mesários). Nas mesas receptoras de justificativas serão 760 mesários. Há ainda os mesários que atuarão nas seções de voto em trânsito, mas o número de participantes necessários só será identificado após 21 de agosto.

Por Rafael Spricigo - Assessoria de Imprensa do TRE-SC

Outras Notícias

PUBLICIDADE