Geral

Reeleito, Raimundo Colombo vence disputa ao governo de Santa Catarina

Reeleito, Raimundo Colombo vence disputa ao governo de Santa Catarina Raimundo Colombo votou pela manhã e acompanhou a apuração dos votos da casa da sua mãe, em Lages Foto: Alvarélio Kurossu / Agencia RBS

Atual governador confirmou o favoritismo nas urnas e conquista mais quatro anos de mandato à frente do Executivo estadual

Com 51,35% dos votos válidos, o candidato à reeleição Raimundo Colombo (PSD) acaba de vencer a disputa ao governo de Santa Catarina no primeiro turno das eleições, com 98,44% das urnas apuradas. A vitória vem após mais de três meses de disputa sem que seus adversários diretos, Paulo Bauer (PSDB) e Claudio Vignatti (PT) ameaçassem a liderança do lageano nas pesquisas de intenção de voto.

O cenário acabou se concretizando nas urnas, apesar de um desempenho maior do que o esperado entre seus adversários — Bauer teve 29,97% e Vignatti 15,50% dos votos válidos. A comemoração da vitória está marcada para a praça central, em Lages, colégio eleitoral que é o domicílio de Colombo.

Em 2010, ainda em sua antiga legenda, o DEM, Colombo também ganhou no primeiro turno. Então ocupando o cargo de senador, o candidato obteve 52,72% de preferência dos catarinenses, 1.815.304 votos, o que o tornou o político mais votado da história de Santa Catarina.

Natural de Lages, Raimundo Colombo tem 59 anos, completados em 28 de fevereiro. É o governador do Estado desde 1o de janeiro de 2010. Antes, ocupou uma cadeira no Senado Federal por quatro anos — foi eleito em 2006. Contabiliza 36 anos de militância política: foi deputado estadual, deputado federal, prefeito de Lages três vezes, presidiu a Casan, foi diretor-presidente da antiga Telesc e também da Celesc.

Não tem ensino superior. Mas tem quatro cursos de capacitação em Ciência Política e Gestão Pública: dois feitos na Alemanha, um nos EUA e outro na Espanha. É considerado um homem de gostos e hábitos simples, que vão da pesca à leitura.

DIÁRIO CATARINENSE

Outras Notícias