Geral

Recém-nascidos em Ituporanga vão receber mudas de árvores nativas

Para quem não tem um local para plantar a árvore, poderá utilizar espaços em praças públicas para fazer o plantio.

Recém-nascidos em Ituporanga vão receber mudas de árvores nativas Foto: Divulgação / Reprodução

A partir de agora cada ituporanguense que nascer na maternidade do Hospital Bom Jesus (HBJ) vai receber uma muda de árvore nativa. A Administração de Ituporanga aderiu ao projeto da UnidaviProteja a Vida” e além de proporcionar o cuidado com o meio ambiente, possibilita aos pais que ao plantarem as mudas, simbolizarem o desenvolvimento dos filhos, onde a árvore e a criança crescem juntos.

O projeto é uma iniciativa da Unidavi e já existe a 14 anos em Rio do Sul e está iniciando neste mês de setembro em Ituporanga. A parceria entre a Administração Municipal, Unidavi, APAE e HBJ foi firmada em agosto e cada entidade vai desenvolver o seu papel no projeto. 

De acordo com o Pró-reitor de Pesquisa, Extensão e Inovação, Prof. Mº Charles Roberto Hasse, o projeto o projeto acontece em parceria. “A universidade que fica responsável distribuição das mudas que são produzidas no Horto da Unidavi, a Administração do Município de Ituporanga que se responsabiliza em buscar essas mudas e deixá-las a disposição para a distribuição, a APAE que auxilia com uma outra parte do projeto que é a decoração de caixas de leite vazias que depois servem de embalagem para a entrega das mudas e o hospital faz esse meio de campo de entregar as mudas aos familiares do recém-nascido”, explicou.

No Hospital Bom Jesus  são registrados em média 70 nascimentos por mês e ao longo de um ano mais de 800 mudas devem ser distribuídas e plantadas na região. Para o pró-reitor projeto Proteja a Vida oportuniza a conservação da biodiversidade, além de uma relação próxima com uma espécie da flora nativa. “É um projeto simples, mas que em longo prazo pode trazer um retorno muito favorável ao meio ambiente, já que a cada árvore plantada é um cuidado que temos com esse bem que é tão precioso que é o meio ambiente”, explicou.

E para quem é de Ituporanga e mora em apartamentos, ou não tem um local para plantar a árvore, poderá utilizar espaços em praças públicas para fazer o plantio. De acordo com a Secretária da Agricultura e Meio Ambiente de Ituporanga Sandra Loffy Petri, a Administração vai mapear as praças e quem precisar pode procurar o município para solicitar um espaço para fazer o plantio.

 

Por Assessoria de Comunicação

Administração de Ituporanga

Outras Notícias