Geral

Projeto de lei de iniciativa popular pede redução do salário dos vereadores de Ibirama

Projeto de lei de iniciativa popular pede redução do salário dos vereadores de Ibirama Foto: Educadora AM/Reprodução

Um grupo de cidadãos Ibiramenses elaborou um projeto de lei para reduzir o salário dos vereadores da cidade. Atualmente Ibirama conta com 11 vereadores e o salário é de aproximadamente 4.500,00 reais. De acordo com o grupo, esse salário é o principal motivador de candidaturas e reeleições na cidade.

A ideia é reduzir o salário para 2.300,00 reais a partir de 2017. Um primeiro abaixo assinado já foi encaminhado a câmara com 1.087 assinaturas, mas de acordo com a mesa diretora, não estava de acordo com as regras do regimento interno da casa, que não é disponível no endereço eletrônico na internet.

Nesta segunda etapa o grupo se divide para atingir a meta de assinaturas. A Lei Orgânica do município pede 5% do eleitorado, portanto é preciso no mínimo 800 assinaturas para que o projeto entre na pauta da Câmara da cidade.

“A Câmara tem uma sessão semanal, portanto, o valor pago nesse subsídio (salário) mensal é fora da nossa realidade. Nossa cidade não tem 20 mil habitantes, a nossa realidade não nos permite pagar 4.500,00 reais por vereador todos os meses. Estamos diante de uma crise política e econômica no nosso país, e é necessário que o poder público mude suas atitudes e sua atuação. Nada mais será como era. As mudanças devem acontecer se queremos ver nossa cidade se desenvolver”, disse Odir Waiss, um dos integrantes do grupo.

As assinaturas serão coletadas até na próxima quinta-feira, quando o projeto será protocolado na câmara para entrar na pauta na seguinte sessão.

Educadora AM/Sintonia

Outras Notícias