Geral

Projeto Araucária completa um ano de atividades

Projeto Araucária completa um ano de atividades

O Projeto Araucária, executado pela Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida, (Apremavi) e patrocinado pela Petrobras através do programa Petrobras Socioambiental, completou no mês de agosto 01 ano de atividades.

Na região do Alto Vale, estão integrados com o Projeto Araucária os municípios de Atalanta (Onde fica a sede da Apremavi, o Centro Ambiental Jardim das Florestas), Braço do Trombudo, Dona Emma, Salete, Santa Terezinha e Vitor Meireles. Já no Oeste do estado, as cidades atendidas são Abelardo Luz, Galvão, Guatambu, Passos Maia, Ponte Serrada, São Domingos e Chapecó.

O objetivo deste trabalho é conservar e recuperar remanescentes florestais e espécies-chave da Mata Atlântica, por meio da implantação de sistemas agroflorestais, recuperação de áreas degradadas e enriquecimento de florestas secundárias, possibilitando o uso sustentável dos recursos naturais em propriedades rurais. Além do desenvolvimento de atividade de educação ambiental, realização de cursos de capacitação e seminários.

O presidente da Apremavi, Edegold Schäffer destaca a importância de ações como esta nas propriedades rurais: “O Projeto Araucária tem sido muito importante, não só para preservar os últimos remanescentes de florestas com araucárias na região oeste do estado, mas também na ajuda aos proprietários rurais que realizam o planejamento da propriedade e recuperam as áreas degradadas, através da distribuição de mudas pelo projeto”.

Os trabalhos do Projeto Araucária vão desde o planejamento ambiental da propriedade, até o plantio e os cuidados com as mudas, como ressalta a coordenadora regional, Eloisa Donna: "A metodologia do projeto consiste na mobilização e divulgação, através de reuniões e palestras, por intermédio dos parceiros. Aos interessados é realizada a visita técnica para identificação e levantamento das áreas em que será realizado o trabalho de conservação, recuperação, ou reconversão. Neste momento o produtor também recebe esclarecimentos sobre a legislação ambiental vigente. Em uma segunda visita é realizada a entrega de arame nas propriedades que precisam ser cercadas em virtude da presença de gado. Na terceira visita são entregues as mudas para realização do plantio e ao final uma visita de avaliação".

 

Edilaine Dick, coordenadora geral do projeto destaca “Até o final do projeto, em agosto de 2015, deverão ser atendidas 250 propriedades rurais, além da distribuição de 300.000 mudas de espécies nativas, das quais 50.000 serão oriundas dos viveiros construídos pelo projeto”. Edilaine ainda ressalta que o principal resultado alcançado pelo projeto é o envolvimento de diferentes pessoas, parceiros e agricultores familiares.

 

O projeto comemora um ano de existência com vários resultados positivos nas duas regiões de atuação, confira alguns resultados a seguir.

 

Resultados 01 ano de atuação Projeto Araucária

Na região oeste houve o envolvimento de 111 proprietários rurais preocupados com a conservação e recuperação da Floresta com Araucária; entrega de aproximadamente 30.000 mudas nativas e entrega de arame para execução das atividades voltadas a recuperação de áreas degradadas, reconversão produtiva de área e conservação de florestas e áreas naturais.

No Alto Vale do Itajaí, foram atendidas 85 propriedades familiares e doadas aproximadamente 25.000 mudas e arames, para o desenvolvimento das atividades previstas no projeto.

Outro objetivo alcançado foi a implantação de dois viveiros florestais, o Viveiro de Mudas Nativas Ricardo Cunha Canci, instalado próximo ao Parque Estadual das Araucárias em São Domingos e gerenciado pelo Grupo de Apoio à gestão do Parque Estadual das Araucárias (Grimpeiro). E o viveiro florestal em Santa Terezinha gerenciado pelos membros da Cooperativa de Agricultores Familiares Produtores de Mate e Ervas Medicinais (Coopamater).

Com apoio do projeto Araucária, a Coopamater ainda está em processo de formalização, porém todos os agricultores envolvidos estão sendo atendidos pelo projeto e as mulheres incentivadas a participar do projeto através da criação de um grupo de mulheres da cooperativa.

Atividades de educação ambiental também foram desenvolvidas, com palestras, brincadeiras relacionadas à preservação do meio ambiente e plantio de mudas nativas no entorno das escolas que participaram da programação da semana comemorativa ao Dia Mundial do Meio Ambiente (02 a 06 de Junho de 2014).

Seminários, cursos de capacitação e dias de campo estão sendo realizados pelo projeto, com o objetivo de aproximar os agricultores e permitir que conheçam melhor as atividades que estão sendo implantadas nas propriedades, e o processo de produção de mudas, como o curso realizado em março/2014 para os responsáveis pelos viveiros florestais.

Mais detalhes podem ser acessados no site do projeto. 

Fonte: Apremavi

Outras Notícias