Geral

Programação de Natal em Ituporanga terá Rota dos Presépios

Entidades, empresas e população em geral podem montar seu presépio e participar

Programação de Natal em Ituporanga terá Rota dos Presépios Foto: Divulgação

 

A programação de Natal em Ituporanga inicia no dia 20 de novembro e neste ano terá uma novidade para celebrar o verdadeiro espírito natalino. Além de decoração com luzes, shows e outros atrativos, a cidade vai ganhar a Rota dos Presépios, um circuito onde o visitante poderá  e encantar com diversos presépios montados por entidades e pelos próprios moradores.

O presidente da Fexponace, Paulo Roberto Ribeiro, ressalta que a Rota dos Presépios busca envolver a comunidade com atividades turísticas e culturais e resgatar a tradição da montagem de presépios natalinos valorizando a criatividade da comunidade e entidades. “Queremos deixar nossa cidade ainda mais bonita neste final de ano e para isso contamos com a ajuda de toda a comunidade, então estamos convidando moradores, Paróquia Santo Estevão, escolas e empresas de Ituporanga para que montem também seu presépio com qualquer técnica, estilo e matéria-prima e integrem essa rota”.

A organização dessa atração será feita por uma Comissão composta por membros do Departamento de Cultura, Departamento de Turismo e Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Ituporanga.

Paulo destaca que além de resgatar a cultura e a memória das tradições populares do natal a Rota dos Presépios também vai descentralizar os enfeites e símbolos natalinos possibilitando que toda a cidade seja contemplada com decoração, incluindo comunidades do interior. “Essa novidade também traz uma reflexão sobre o nascimento de Jesus e promove a troca de experiências entre grupos”, completa.

É possível participar da rota em duas categorias: Presépio para exposição na Fexponace, com tamanho máximo de 1m² e Presépio para exposição externa, ambos com tamanho mínimo de 1m². O presépio deverá contemplar as figuras tradicionalmente reconhecidas como fundamentais pela cultura popular. 

As inscrições podem ser realizadas de 24 de outubro a 21 de novembro na Casa da Cultura.  A montagem deve ser feita de 21 a 25 de novembro e a exposição será realizada de 27 de novembro até 10 de janeiro. Informações podem ser obtidas na Casa da Cultura pelo telefone 3533-3732 ou Fexponace pelo telefone 3533-1333.

 

Por ASCOM Prefeitura de Ituporanga 

Outras Notícias