Geral

Professores de SC decidem manter suspensão da greve até outubro

Professores de SC decidem manter suspensão da greve até outubro Professores de SC decidem manter suspensão da greve até outubro (Fotos: Josué Eger/Sintonia)

Servidores estaduais fizeram assembleia em Ituporanga na tarde desta quarta-feira (5).
Na terça (4), governo entregou novo plano de carreira do magistério.

Em assembleia na tarde desta quarta-feira (5), os professores estaduais de Santa Catarina decidiram suspender a greve da categoria novamente, desta vez até outubro. Enquanto isso, o sindicato segue negociando com o governo do estado. Na terça (4), a coordenação de negociações do executivo apresentou o novo plano do magistério aos servidores.

A greve da categoria já havia sido suspensa em 3 de junho por 60 dias, prazo que já terminou. O período seria usado para negociações com o governo. Antes dessa decisão de junho pela suspensão da greve, os professores estavam parados desde 24 de março.

Na tarde desta quarta, a assembleia, que estava marcada desde 3 de junho, começou às 15h e terminou às 17h e foi feita em Ituporanga, no Alto Vale do Itajaí.

A ideia dos professores é continuar negociando com o governo, principalmente nas questões de prazo para a nova tabela e reajuste de 2015, informou o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação na Rede Pública de Ensino do Estado de Santa Catarina (Sinte-SC), Luis Carlos Vieira.

Durante a assembleia, não foi colocado em votação o novo plano do magistério apresentado pelo governo. Porém, o presidente afirmou que, quando comentado durante a reunião, os trabalhadores se referiram ao plano de forma negativa.

Entrega do novo plano

O novo plano de carreira do magistério é o resultado das mesas de negociação realizadas nos últimos meses e reúne as sugestões tanto do governo como do Sinte, de acordo com a Secretaria de Estado da Educação.

O próximo passo por parte do governo é a proposta financeira, que está em fase de finalização na Secretaria da Administração. A proposta apresentada conta com seis níveis e nove referências.

Conforme a Secretaria, a diferença entre os níveis médio e de graduação, que atualmente é de 0%, passa a ser de 50% e entre os níveis médio e mestrado, que é de 27,3%, passa a ser de 85%. A progressão horizontal segue o cronograma atual, com avanço a cada 3 anos, sendo o próximo ano de progressão 2017.

Os critérios são: ter concluído o estágio probatório, apresentar certificados que totalizem 120 horas de curso de aperfeiçoamento e não possuir mais do que cinco faltas injustificadas no período. A progressão vertical será a qualquer tempo, mediante apresentação de nova habilitação, após a conclusão do estágio probatório.

Haverá novas reuniões em 13 e 25 de agosto, segundo o Sinte, para a continuidade das discussões dos demais pontos de pauta do magistério. Conforme o sindicato, estes constam no termo de acordo assinado após a suspensão da greve, mas ainda não foram contemplados na proposta apresentada.

G1SC

 

Outras Notícias