Geral

Professores de Ituporanga participam de encontros de formação do PNAIC

Professores de Ituporanga participam de encontros de formação do PNAIC Fotos: Divulgação

Desde o mês de agosto de 2013 os profissionais do ensino fundamental de Ituporanga participam semanalmente de encontros de capacitação do Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa – PNAIC, que tem o objetivo de alfabetizar todas as crianças do ensino fundamental até os oito anos de idade. As reuniões são realizadas todas as terças-feiras e tem o objetivo de capacitar continuamente os professores do PNAIC a trabalharem com as metodologias do programa. “Esta iniciativa é muito importante e tem resultados positivos para alunos e professores. Cada encontro discute como trabalhar metodologias dinâmicas e inovadoras de como desenvolver a alfabetização” destacou a destacou a professora orientadora, Ana Paula Marian Abreu.

Na primeira edição em 2013, a formação enfatizou o trabalho na área de Língua Portuguesa e em 2014 foi inserida a Matemática. “Este ano a formação dará ênfase ao trabalho interdisciplinar, para que o processo de alfabetização ocorra de forma mais significativa e atrativa para as crianças”, explicou e a coordenadora Luciane Borba Voigt. A formação que ocorre semanalmente conta com a participação de 21 professores alfabetizadores que atuam nas escolas da rede municipal de ensino de Ituporanga.  

Saiba mais sobre o PNAIC

O PNAIC é um programa do Ministério da Educação, do Governo Federal,  realizado em parceria com os Governos Estadual e Municipal objetivando alfabetizar em Português e Matemática todas as crianças até oito anos até o final do 3º ano do Ensino Fundamental. Para isso, através do programa, é trabalhada a formação continuada de professores alfabetizadores, com cursos presenciais e bolsas de estudos. Também são distribuídos gratuitamente materiais didáticos e pedagógicos específicos para alfabetização, obras literárias, além de outras tecnologias educacionais, como jogos.

Assessoria Prefeitura de Ituporanga 

Outras Notícias