Produção de leite de Santa Catarina dobra em uma década

Enviar no WhatsApp
Produção de leite de Santa Catarina dobra em uma década

Sarvacinski cuida de 45 vacas que produzem 1,2 mil a 1,3 mil litros por dia (Foto: Sirli Freitas / Agencia RBS)

Estado caminha para ocupar a quarta posição no ranking nacional

Santa Catarina deve atingir em 2014 a produção recorde de 3 bilhões de litros de leite, o que representa um crescimento de 92% em 10 anos. O setor tem crescido 8,6% ao ano no Estado, contra uma média nacional de 4,5%. O Oeste representa 73% da produção catarinense. Na última década, a região tem recebido novos investimentos, como o da laticínios Piracanjuba, em Maravilha, e a transformação da fábrica de sucos da Aurora em Pinhalzinho em uma de indústria de leite, que já industrializa 2 milhões de litros por dia.

– Temos previsão de mais investimentos, pois temos muito espaço para crescer – afirmou o assessor de lácteos da empresa Aurora, Selvino Giesel.

O engenheiro agrônomo do Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola de Santa Catarina, Francisco Heiden, afirmou que em dois ou três anos o Estado deve passar Goiás e se tornar o quarto maior produtor do país. Hoje, Santa Catarina já responde por 8,4% da produção nacional de leite.

Referência Genética

Quando tinha apenas 13 anos, Luciano Sarvacinski já saía a cavalo para vender em Chapecó a produção de 30 litros diários de 12 vacas. Agora, aos 73 anos, ele tem animais que já rendem 30 litros em apenas uma ordenha.

– É fruto de muito trabalho e melhoramento genético – afirmou o criador de gado holandês.

Atualmente, Sarvacinski cuida de 45 vacas que produzem 1,2 mil a 1,3 mil litros por dia. Ele sempre procurou se atualizar em novidades de manejo, além de utilizar softwares de acasalamento e sêmen importados dos Estados Unidos para o aprimoramento do rebanho. Com isso, a Granja Luski virou referência genética em SC.  

A Notícia 

Outras Notícias

PUBLICIDADE

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Confira nossa Política de privacidade e nosso Termo de uso.

Concordo