Geral

Problema na barragem Sul motiva reforma emergencial e tira comportas de operação em Ituporanga

Segunda maior estrutura de contenção de cheias do Vale do Itajaí ficará inoperante para obras por dois a três meses, prevê Defesa Civil.

Problema na barragem Sul motiva reforma emergencial e tira comportas de operação em Ituporanga Barragem Sul de Ituporanga passará por manutenção – Foto: Rádio Sintonia

 

A barragem de Ituporanga, no Alto Vale do Itajaí, vai passar por uma reforma emergencial. Uma inspeção realizada em fevereiro mostrou que comportas estão com problemas de vedação. A obra deve impactar no combate às cheias se ocorrer uma eventual enchente na região enquanto o serviço não for concluído, já que a estrutura ficará inoperante. O governo do Estado informou que pretende terminar os trabalhos antes do período chuvoso. 

A estrutura tem cinco comportas, que servem para controlar a vazão da água da chuva retida no reservatório. Duas delas estão com falhas no isolamento, mas a Defesa Civil decidiu por precaução recuperar todas, para mantê-las no mesmo nível de segurança, explica o chefe da pasta, David Busarello.

"Durante o período de obras as comportas precisam ficar todas abertas. Nós vamos iniciar o trabalho por aquelas que estão com problemas, a C4 e a C5, o que vai levar de dois a três meses. A partir disso, nós vamos poder operá-la normalmente — garante o secretário ao dizer também que a reforma geral, abrangendo as cinco comportas, pode levar até seis meses".

A obra será feita com dispensa de licitação para tentar acelerar o processo de contratação. Quando definida a empresa responsável por elaborar o projeto, o prazo será de 30 a 45 dias para entrega do documento. Depois disso ocorre a seleção para execução da obra em si. 

 

Por Talita Catie

Santa / NSC Total

Outras Notícias