Geral

PREVENÇÃO - Cuidados simples para evitar o câncer de pele

PREVENÇÃO - Cuidados simples para evitar o câncer de pele Foto: Divulgação/Reprodução Internet

Médicos estimam o surgimento de 188 mil novos casos da doença só neste ano no país

Depois do Outubro Rosa e do Novembro Azul, o Dezembro Laranja chega para alertar sobre o tipo mais comum de câncer no Brasil, o câncer de pele. A iniciativa faz parte do Programa Nacional de Combate ao Câncer da Pele da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), que afirma que a maioria dos casos pode ser evitada com medidas simples de proteção solar: usar filtro, chapéu, boné e cuidar com o excesso de exposição ao sol e aos horários certos para isso.

No entanto, dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) mostram que os brasileiros não se protegem adequadamente, contribuindo para a grande incidência da doença. São estimados 188.020 novos casos no país somente em 2014. Desses, 98.420 devem ocorrer em homens e 83.710 em mulheres. De todos os casos, 5.890 correspondem ao tipo mais agressivo do câncer, o melanoma.

– A radiação solar é cumulativa ao longo da vida e os primeiros 20 anos são responsáveis por 80% da radiação que o indivíduo recebe na vida. Percebe-se, então, a responsabilidade dos pais na prevenção do câncer de pele de seus filhos – alerta o dermatologista Nilson Octávio Silva.

A SBD disponibiliza em seu site (www.sbd.org.br) a Calculadora de Riscos para Câncer da Pele. Por meio da ferramenta, os usuários, respondendo a um questionário, recebem informações sobre as chances de desenvolver a doença.

Diário Catarinense 

 

Outras Notícias