Geral

Presidente da ALESC fala sobre política e economia em palestra na ACIRS em Rio do Sul

Presidente da ALESC fala sobre política e economia em palestra na ACIRS em Rio do Sul Foto: Divulga

Os desafios enfrentados pelo Estado diante do cenário econômico e político do país pautaram a palestra do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gelson Merisio, na manhã desta sexta-feira (9), na sede da Associação Empresarial de Rio do Sul (ACIRS).

No evento, que reuniu lideranças empresariais e políticas da região do Alto Vale do Itajaí e do Estado, Merisio fez uma reflexão sobre a situação do Brasil, pontuando que Santa Catarina se destaca no cenário nacional devido à economia vigorosa e diversificada. “É um Estado absolutamente diferente, com polos econômicos distintos. A região Oeste tem a agroindústria, com preços competitivos. O setor turístico, no Litoral e na Serra, e o setor carbonífero, no Sul, se beneficiaram em função do câmbio. Temos o setor têxtil, que se refaz. A região Norte, com o setor metal mecânico, talvez enfrente o momento mais difícil. Essa diversificação econômica do Estado permite que tenhamos resultados em 2015 muito superiores a todos os outros Estados do Brasil”, disse. “Em relação a emprego, este foi o primeiro mês do ano que tivemos retração, mas a média anual ainda é positiva. Devemos fechar 2015 com leve crescimento ou sem demissões, o que é muito favorável. Quanto às receitas com o ICMS, devemos fechar com 5% a 7% de crescimento, um resultado extremamente bom para o ano como foi”, acrescentou.

Na opinião do presidente da Assembleia, para manter essa condição é necessário encarar questões da gestão pública. “Precisamos enfrentar nossos problemas, principalmente o da previdência pública. Temos que recuperar a capacidade de investimento do Estado. Isso se faz com enxugamento da máquina pública, a partir de debate profundo com servidores, para que haja um bom serviço público, bem remunerado, mas na medida certa, para que o Estado possa transformar recursos em obras, em investimentos na saúde, na educação. É importante mostrarmos as conquistas que tivemos, mas também os caminhos que precisamos percorrer para que essa condição se mantenha nas próximas décadas”.

O presidente em exercício da ACIRS, Amândio João da Silva Júnior, enfatizou a relevância da iniciativa da Alesc. “Encontros como esse possibilitam que as demandas do setor produtivo sejam ouvidas pelo Legislativo estadual, especialmente nesse momento de extrema dificuldade que o Brasil está passando. Isso faz toda a diferença na gestão pública.”

O evento foi transmitido para todo o Estado pela TVAL, da Assembleia Legislativa.

Assessoria de Imprensa

Outras Notícias