Geral

Prefeito decreta situação de emergência em Ituporanga

Prefeito decreta situação de emergência em Ituporanga Fotos: Prefeitura de Ituporanga/Divulgação

O prefeito Arno Zimmermann assinou na noite desta quarta-feira, dia 21, às 22h, o decreto que institui na cidade situação de emergência por conta das chuvas que assolam o município. Os estragos na malha viária, os deslizamentos, e diversos pontos de alagamento na área urbana e rural do município foram os principais motivos da decisão. O decreto tem vigência de 180 dias.

De acordo com o prefeito Arno Zimmermann, o poder público precisa estar preparado para atender as pessoas quando as intempéries baterem à porta. “Não é possível evitar os temporais, mas podemos amenizar muito o sofrimento dos moradores; é essa a direção que estamos tomando, informando e orientando a população por meio da nossa defesa civil”, afirmou Zimmermann.

O coordenador municipal da defesa civil, Moacir Cordeiro, lembrou que o trabalho de prevenção começou na tarde de segunda-feira, dia 19. “Estamos atentos já faz tempo, analisando de perto o evento climático e informando a população. Como a situação se agravou nesta quarta-feira, estabelecemos a cota de segurança de 3,20m, e orientamos as pessoas residentes em áreas de risco e os proprietários de estabelecimentos comerciais no centro da cidade para retirada de seus pertences. Tudo foi feito baseado nas previsões nos repassadas pelos órgãos de meteorologia. Continuamos em alerta, tendo em vista que podemos ter mais chuva nas próximas horas”, disse.

Até a tarde desta quarta-feira tinha chovido na cidade mais que o dobro do previsto. Por causa das chuvas as aulas nas escolas municipais, estaduais e creches estão suspensas até sexta-feira, dia 23.

A secretária de assistência social, Ana Alves Vieira, informou que 06 famílias, cerca de 28 pessoas, estão nos três abrigos disponibilizados pelo município. Várias famílias também ficaram desalojadas e estão na casa de parentes e amigos. “O levantamento oficial dos desalojados e desabrigados será elaborado ainda no decorrer desta semana”, explicou.

O decreto de situação de emergência permite ao município de forma menos burocrática, a aquisição de bens necessários às atividades de resposta ao desastre, de prestação de serviços e de obras relacionadas com a reabilitação dos danos.

Assessoria Prefeitura de Ituporanga 

Outras Notícias