Geral

Prefeito de Petrolândia participa de encontro regional de municípios

Evento, organizado pela Confederação Nacional de Municípios, visa ao debate de temas prioritários à gestão municipal.

Prefeito de Petrolândia participa de encontro regional de municípios Diálogo Municipalista - Foto CNM

 

O prefeito de Petrolândia, Joel Longen, participa nessa quarta e quinta-feira do encontro regional de municípios Diálogo Municipalista, em Florianópolis. O evento é organizado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), em vários estados, para debater temas prioritários regionais relevantes à gestão municipal.

Em Santa Catarina, o assunto central foi Cooperação federativa: os convênios federais. Durante o primeiro painel temático, a consultora jurídica da CNM, Elena Garrido, apontou que o funcionamento do pacto federativo brasileiro depende, principalmente, da autonomia dos municípios. Segundo ela, políticas públicas são elaboradas sem consideração às realidades municipais e esse é o principal gargalo do pacto.

Outra palestra foi conduzida pelo consultor da CNM, Eduardo Straz, que falou sobre o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), um dos exemplos de subfinanciamento que, na opinião dele, não atende às necessidades dos municípios.

Essa é a quinta edição do Diálogo Municipalista que realizará 16 encontros com a abordagem de diferentes temas, como ações sociais, desenvolvimento territorial, educação, entre outros.

 

Por Assessoria de Imprensa 

Outras Notícias