Geral

Prefeito de Petrolândia integra comitiva que viajou a Brasília

Grupo foi recebido também pelo presidente Michel Temer, que ouviu reivindicações a respeito da BR-470.

Prefeito de Petrolândia integra comitiva que viajou a Brasília Foto: Divulgação

 

O prefeito de Petrolândia, Joel Longen, integrou a comitiva do Alto Vale do Itajaí que viajou a Brasília. Além dos pedidos realizados pelo grupo, Longen reivindicou, no Ministério das Cidades, a liberação de recursos para construção de 43 casas no loteamento Pôr do Sol.

O espaço está com toda a infraestrutura concluída para receber as casas e o prefeito acredita que esse será um ponto determinante para a escolha de Petrolândia entre os municípios beneficiados. “Fui acompanhado de outros prefeitos que tinham esse mesmo pleito e nos responderam que algumas cidades serão selecionadas nos próximos dias, tenho esperança de que seremos contemplados”, afirma ele. “Também nos explicaram que Santa Catarina não tem um déficit tão grande em habitação e concorre com a região do Nordeste, agora, precisamos aguardar o resultado dessa seleção”.

Outra pauta relevante para Petrolândia foi debatida com o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi. Trata-se da concorrência enfrentada por agricultores que trabalham com cebola e leite na região, produtos que competem com a importação de outros países. “O ministro nos explicou que existem acordos em relação ao leite com países do Mercosul, mas que o Uruguai não tem cota máxima de importação, o que faz o preço cair”, relata Longen. “Sobre a cebola, pedimos para que ela seja colocada na Letec (Lista de Exceções à Tarifa Externa Comum)”.

Outros pedidos

A comitiva, formada por 21 representantes do executivo municipal de cidades da região e pelo secretário executivo da Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí (Amavi), Agostinho Senem, participou de audiências agendadas pelo deputado federal Rogério Peninha Mendonça.

Durante a tarde, houve pedido de liberação de recursos para implantação dos serviços de inspeção municipal, junto ao ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O grupo também conversou com o secretário nacional da Receita Federal, Jorge Rachid. Nesse caso, foi realizado pedido de informação a operadoras de cartões de crédito e débito para fins tributários.

Outro encontro ocorreu com o diretor geral do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT), Valter Casimiro, para o qual foi relatada a situação da BR-470 e a urgência nas obras de duplicação.

O mesmo assunto foi levado ao presidente Michel Temer, que recebeu da comitiva o documento denominado Manifestação da Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí sobre a Duplicação da BR-470 e uma camiseta com a frase “O desenvolvimento passa por aqui. Duplicação já!”. Temer também recebeu o pedido de aumento do orçamento para manutenção da rodovia. “Foi uma viagem bastante produtiva e o fato de sermos recebidos pelo presidente foi muito positivo, ele se mostrou sensível à situação da BR-470 e prometeu um aumento nos recursos para manutenção da rodovia”, afirma Longen.

A comitiva contou com representantes de Agrolândia, Atalanta, Agronômica, Chapadão do Lageado, Dona Emma, Ibirama, Ituporanga, José Boiteux, Lontras, Mirim Doce, Petrolândia, Presidente Getúlio, Presidente Nereu, Rio do Campo, Rio do Oeste, Rio do Sul, Salete, Trombudo Central, Vidal Ramos, Vitor Meireles e Witmarsum.

 

Por Assessoria de Imprensa 

Outras Notícias