Geral

Prefeito assina decreto que torna facultativo uso de máscaras em Ituporanga

Em alguns locais como unidades de saúde e hospitais o uso continua sendo obrigatório.

Prefeito assina decreto que torna facultativo uso de máscaras em Ituporanga Foto: Divulgação / Reprodução

 

Seguindo o posicionamento do Governo de Santa Catarina e Secretaria de Estado da Saúde, o prefeito de Ituporanga Gervásio Maciel, assinou nesta segunda-feira, 14, o decreto que torna facultativo o uso de máscaras no município tanto em ambientes abertos quanto em ambientes fechados.

A liberação não se aplica aos serviços públicos e privados de saúde, incluindo farmácias, laboratórios e afins, aos trabalhadores de saúde, inclusive estagiários, pacientes, acompanhantes ou visitantes, dentro ao ambiente hospitalar e Unidades Básicas de Saúde, pessoas que apresentem sintomas gripais e pessoas que se encontrem infectadas ou com suspeita de estarem contaminadas, seja contato próximo com um infectado durante o período de transmissão.

De acordo com o decreto continuam sendo recomendadas medidas como higiene das mãos com álcool 70% ou com água e sabonete líquido com frequência, etiqueta da tosse como cobrir o rosto com o antebraço ao tossir ou espirrar e evitar compartilhar objetos de uso pessoal. O distanciamento mínimo de um metro entre pessoas também continua recomendado.

As regras não se aplicam a eventos com mais de 500 participantes, que deverão seguir o regramento do evento seguro, previsto no Decreto Estadual nº 1.371 de 14 de julho de 2021 e alterações posteriores.

 

Por Assessoria de Comunicação

Administração de Ituporanga 

Outras Notícias