Geral

População já tem novo local para captação na “bica d’água’, em Ituporanga

Mais seguro, novo bebedouro público começa a funcionar.

População já tem novo local para captação na “bica d’água’, em Ituporanga Foto: PMI / Divulgação

Começou a funcionar nesta semana, em Ituporanga, o novo bebedouro para captação de água nas proximidades da conhecida “bica d’água. Construída na Vila Nova, no início da SC-350, a estrutura oferece maior segurança, além da praticidade na captação de água.

O bebedouro possui dois reservatórios de água e quatro saídas. Foi construído com madeira para facilitar o acesso dos moradores até a torneira. O que não acontecia na  “bica d'água” como era conhecida, que foi desativada. A nova estrutura está localizada em frente a antiga

A captação e contou com a parceria da Ecotrat. “Os moradores podem estacionar seus carros com segurança, captar a água em condições favoráveis, sem pisar na lama. Além disso, foi criado um mirante para que eles possam ver e valorizar o rio, que margeia os fundos”, destaca o prefeito, Arno Zimmermann.

Movimentação de terra

De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Moacir Cordeiro, a área onde a água era captada pela população exige cuidados. O local está sujeito a movimentação de terra no caso de chuvas intensas. “Estudos estão sendo feitos e existe um projeto básico para contenção da encosta” explica. 

Cordeiro explica ainda que a situação iniciou em 2011, mas em 2015, com a agressividade das chuvas, a terra deslizou em três pontos específicos comprometendo a captação da água.

Assessoria Prefeitura de Ituporanga

Outras Notícias