Geral

Pomerode inaugura primeira usina de gás renovável de Santa Catarina

Pomerode inaugura primeira usina de gás renovável de Santa Catarina

Uma parceria entre algumas empresas catarinenses deu origem ao projeto da primeira usina de biometano do Estado. A unidade, instalada próxima a uma granja de suínos emPomerode, aproveitará os gases resultantes da biodigestão de dejetos dos animais através de tecnologia alemã. Após coletado, o gás passará por um processo de beneficiamento para adequação de sua composição química ao padrão, similar ao gás natural de origem fóssil atualmente distribuído em Santa Catarina.

A comercialização dos cerca de 2.500 m³/dia de gás renovável esperados será intermediada pela SCGÁS (Companhia de Gás de Santa Catarina), que deve iniciar a venda do insumo comprimido em cilindros.

— A parceria entre a SCGÁS e a biorrefinaria é uma importante conquista, pois garante que este valioso insumo extraído e purificado em Santa Catarina seja utilizado aqui — diz o presidente da SCGÁS, Cósme Polêse.

O gerente de Tecnologia de Gás da SCGÁS, Ricardo Konishi, explica que o biometano já possui consumidores potenciais. Esperado para meados de dezembro, a lei definirá normas e procedimentos para produção, transporte, comercialização e utilização dos gases renováveis.

— Clientes do setor industrial cerâmico e postos de GNV já sinalizaram interesse em consumir, mas a venda do insumo será iniciada somente a partir da publicação do Marco Regulatório do Biogás no Brasil pela ANP — disse

A cerimônia de inauguração aconteceu as 16h desta segunda-feira na sede da biorrefinaria. A usina foi viabilizada através de uma parceria entre as empresas Brasil Clean Energy de Balneário Camboriú e Eco Conceitos de Pomerode, subsidiária no Brasil da empresa alemã de tecnologia em biogás Archea.

Tecnologia inteligente
A tecnologia utilizada no empreendimento garante uma alta eficiência no aproveitamento dos gases de decomposição de matéria orgânica, com desempenho semelhante aos utilizados na Alemanha, país referência em aproveitamento de biogás. O gás gerado pelas fezes suínas passam por filtragem para retirada de moléculas de enxofre, evitando o mal cheiro, e por um processo de hidrólise antes de entrar nos reatores de biodigestão, dotados de um movimentador de substrato e com temperatura e acidez controladas. Na sequência, o gás extraído passa pela purificação, que retira os elementos químicos indesejados e eleva o poder calorífico do gás.

ClicRBS

Outras Notícias