Geral

Policial evita suicídio durante cheias no Alto Vale

Policial evita suicídio durante cheias no Alto Vale Soldado PM Borguezan (Foto: Facebook/Reprodução)

No dia 06 de junho, por volta das 05h30min, o Soldado PM Borguezan, pertencente ao Pelotão de Polícia Militar Ambiental de Rio do Sul, quando em rondas pela cidade e com a atribuição de levantamento fotográfico e ronda nos principais pontos de alagamento, se deparou com um masculino em meio às águas nas proximidades da cabeceira da Ponte Engenheiro Baungarten.

Ao perceber a intenção do masculino em tirar a própria vida, o policial buscou dialogar com o mesmo, de modo a convencê-lo a não se lançar rio adentro. O local oferecia sérios riscos, visto que bem próximo ao masculino o Soldado PM Borguezan pôde observar que havia uma correnteza de repuxo, popularmente denominada de “redemoinho”, pois naquele momento, dadas as proporções das cheias, ao entorno da residência em questão havia forte correnteza e o represamento parcial de água entre a residência e a cabeceira da ponte, acabaram por criar tal corrente.

Diante disso, o policial buscou distrair a atenção do homem, para que este se mantivesse atento às palavras de alento, buscando demover a intenção de cometer suicídio.

De acordo com relatos, o soldado adentrou as águas até na altura da cintura, sendo que em momento de distração do masculino, agiu com rapidez, agarrou o homem por uma das mãos, sem que este tivesse tempo de reação. “Arrastei ele até local livre das águas, o que ocorreu com muito esforço, já que o homem não estava disposto a sair das águas”, explicou o PM.

Segundo o soldado a ação foi inusitada e que no calor da ocorrência, não chegou a mensurar os riscos a que esteve exposto ao efetivar tal resgate, visto que estava escuro, não conhecia o relevo das dependências da residência onde se encontrava o masculino, tampouco o nível efetivo das águas e, além disso, a residência na qual estava o homem, se encontrava energizada.

Após o resgate da vítima das águas e sua condução em local seguro, o mesmo foi identificado como sendo F.C.D, 61 anos, o qual foi encaminhado à Assistência Social do município e após à Unidade de Pronto Atendimento do bairro Fundo Canoas.

A ação heroica praticada pelo Soldado PM Borguezan, demonstra coragem frente aos riscos para salvamento de uma vida desesperada vitimada pelas enchentes que assolaram a região do Alto Vale.

Outras Notícias