Geral

Petrolândia substitui Cartão Nacional de Saúde

Petrolândia substitui Cartão Nacional de Saúde

No documento vão constar informações sobre o paciente e seu histórico no SUS

Após a informatização do sistema, o Ministério da Saúde está enviando aos municípios brasileiros o novo modelo do Cartão Nacional de Saúde. O objetivo é facilitar o acesso à rede de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS).

Para o município de Petrolândia foram emitidos sete mil unidades. A substituição acontece gradativamente. “A emissão do novo cartão, depende da procura pelos serviços oferecidos na unidade básica. No posto de saúde, antes do atendimento, os pacientes estão sendo orientados a atualizar o cadastro na secretaria. Queremos evitar tumulto já que não possuímos estrutura para atender um grande público” afirma Mariza dos Santos, secretária de Saúde.

Na abordagem estão sendo atualizados os dados pessoais. A secretária informou que durante a substituição já foram constatados diversos problemas. “O mais comum se refere à atualização do nome. As mulheres, quando assumem o sobrenome do marido no matrimônio, esquecem de atualizar a documentação depois, causando transtorno”.

O cartão é indispensável para qualquer atendimento na rede do Sistema Único de Saúde. Sem o documento não é possível agendar exames ou solicitar qualquer outro serviço gratuito. O cadastramento permite também a construção de um banco de dados para diagnóstico, avaliação, planejamento e programação das ações de saúde.

Para solicitar o novo modelo do cartão, a pessoa deve ter em mãos o comprovante de residência, Carteira de Identidade, CPF ou Certidão de Nascimento, se for recém-nascido.

CONECTE MÍDIA 

Outras Notícias