Geral

Petrolândia participa de eventos voltados à pessoa idosa em Rio do Sul e Chapecó

Petrolândia participa de eventos voltados à pessoa idosa em Rio do Sul e Chapecó  Foto: Divulgação / Reprodução

Representantes participaram da Conferência Regional de Direitos da Pessoa Idosa em Rio do Sul

O município de Rio do Sul foi sede da Conferência Regional dos Direitos dos Idosos, que reuniu representantes dos municípios do Alto Vale do Itajaí. Petrolândia foi representado por Monica Kammers e Celso da Cunha.

O encontro que ocorreu no dia 28 de julho definiu algumas prioridades que serão discutidas na etapa Estadual da Conferência. Entre as propostas aprovadas na etapa Regional, estão mais médicos geriatras nos Postos de Saúde; criação de Centro Especializado, entregas domiciliares de medicamentos de uso contínuo, garantia de aposentadoria que assegure ao idoso suprir suas necessidades básicas, realizar mais campanhas de conscientização sobre os direitos e deveres dos idosos.

A data da Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa ainda não foi definida, mas deve ocorrer nos próximos meses em Florianópolis.

Petrolândia teve representantes no Seminário de Envelhecimento Ativo em Chapecó

Duas técnicas do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Petrolândia participaram do 1º Seminário de Envelhecimento ativo, realizado em Chapecó. O evento abordou temas ligados ao processo de envelhecimento populacional.

A assistente social Marcia S. Schmitt e a psicóloga Mariana S. Goebel participaram do evento, que ocorreu em 28 e 29 de julho. Além do envelhecimento ativo, foram discutidos os desafios do envelhecimento, as habilidades e competências no cuidado a pessoa idosa, o serviço de atendimento a pessoa idosa e as políticas públicas de saúde e assistência social.

Segundo as representantes de Petrolândia a população brasileira está mais idosa, pois a expectativa de vida aumentou, e estudar essa área é muito importante para os órgãos governamentais estarem preparados para realizar o atendimento dessa população.

“Nosso objetivo é aperfeiçoar com conhecimentos nessa área, pois a demanda de atendimento de idosos cresce a cada dia”, destaca a psicóloga, Mariana Goebel.

Assessoria Prefeitura de Petrolândia 

 

Outras Notícias