Geral

Passarela de vidro em Chapadão do Lageado será primeira do Alto Vale

Cachoeira de Rio Saltinho vai contar com mirante de vidro a mais de 100 metros de altura.

Passarela de vidro em Chapadão do Lageado será primeira do Alto Vale Fotos: Divulgação / Reprodução

 

Um verdadeiro desafio para quem tem medo de altura. A mais de 100 metros do chão, no mirante da cachoeira de Rio Saltinho em Chapadão do Lageado, será construída a primeira passarela de vidro do Alto Vale. Pensando no potencial turístico do município, a administração iniciou as obras nesta semana. A ampliação do local contará com uma plataforma de vidro de seis metros, que se projetará em direção à queda d’água para proporcionar uma visão mais completa da paisagem. O investimento foi de R$185 mil e a expectativa é que a obra seja entregue ainda em dezembro.

A prefeita do município, Marli Goretti Kammers (MDB) disse em entrevista ao DAV que essa era uma obra muito aguardada já que muitas pessoas sempre visitam a cachoeira. “Eu sempre vi nessa cidade um potencial muito grande para crescimento e eu tive a oportunidade de contribuir com isso, essa obra representa muito. Ela enaltece a beleza que a gente tem no Chapadão. Muitas pessoas visitam a cachoeira, visitam a Serra da Santa, param para fazer fotos no mirante, e essa vai ser mais uma atração para o ponto turístico, uma passarela de vidro em direção à cachoeira que vai dar mais visão para a natureza”, explica.

De acordo com o engenheiro civil da Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí (Amavi), Walter Dalpiaz Junior, a ampliação vai ter uma plataforma estaiada com seis metros de comprimento a aproximadamente 100 metros de altura. “A estrutura será em aço galvanizado com piso de vidro temperado laminado, possibilitando uma melhor vista da paisagem. O projeto contempla além da ampliação do mirante, cerca de proteção em uma extensão de aproximadamente 67 metros”, conta.

Segundo Marli, a obra será paga com recursos próprios e a intenção é fazer a entrega no próximo mês. “A gente quer entregar as obras da cachoeira, do mirante e do portal em meados de dezembro, se o tempo permitir. Quando visitei a obra eles estavam terminando a instalação, mas o plástico não havia sido tirado, faltavam os vidros também, mas é bom ver tudo isso acontecendo e tenho certeza que vai ficar lindo. Até agora investimos R$185 mil.”, afirma.

Para a moradora Lucimara da Silva de Oliveira, a nova estrutura será um marco para o município e vai criar oportunidades para o comércio e geração de renda. “Acho que essa é uma das obras de mais importância na cidade porque vai trazer turistas. É algo muito valioso, vai incentivar as pessoas a buscar novas formas de ganhar dinheiro com o comércio, vai gerar empregos e o Chapadão ganha muito. Nós vemos que as pessoas saem daqui e vão para serra visitar cascatas com ponte de vidro e agora a gente vai ter no Alto Vale, no nosso município. Precisamos aproveitar a oportunidade e valorizar tudo isso, quem sabe com a abertura de vinícolas, pousadas, aproveitar que ano que vem teremos também a inauguração da santa em Ituporanga para sermos incluídos nos destinos turísticos”, completa.

Além do mirante da cachoeira de Rio Saltinho, outro mirante na subida da serra que dá acesso ao centro da cidade também passa por revitalização, plantação de árvores e até um estátua de São Cristóvão foi colocada no local. Ela destaca ainda que, as obras no portal devem ser concluídas este ano. “Terminar o mandato com a conclusão dessas obras é uma satisfação muito grande. Sensação de missão cumprida, de saber que todo o esforço, todo o trabalho valeu a pena”, finaliza.

 

 

Por Rafaela Correa

Diário do Alto Vale

Outras Notícias