Parque Estadual das Araucárias vai abrir para visitação no Oeste de SC

Público poderá conhecer unidade em São Domingos a partir de quinta (7). São 2 mil araucárias, em espaço que corresponde a 600 campos de futebol.

Enviar no WhatsApp

O Parque Estadual das Araucárias, em São Domingos, no Oeste de Santa Catarina, será aberto à visitação pública a partir da próxima quinta-feira (7). A área tem 2 mil araucárias, em um espaço que corresponde a 600 campos de futebol. A unidade de conservação, criada em 2003, abrange também uma parte do município de Galvão.

Moradores da região e turistas terão à disposição trilhas ecológicas, educação ambiental e atendimento em um centro de visitantes.

A proposta é de que o espaço sirva como uma medida compensatória pela implantação da Usina Hidrelétrica Quebra Queixo. Antigamente, a área era utilizada para a exploração madeireira.

A cogestão do parque será feita pelo Grupo de Apoio a Gestão do Parque Estadual das Araucárias (Grimpeiros). A equipe existe há cinco anos e trabalhou voluntariamente no parque até janeiro deste ano quando foi firmado um contrato para a gestão no período de dois anos, por um valor de R$ 600 mil.

“Os parques estaduais têm o objetivo de conservar os recursos naturais, mas também de ser uma opção de lazer e educação”, explica o presidente da Fundação do Meio Ambiente (Fatma), Alexandre Waltrick Rates.

Autor Texto: G1SC

Outras Notícias

PUBLICIDADE

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Confira nossa Política de privacidade e nosso Termo de uso.

Concordo