Geral

Papa Francisco nomeia novo bispo em Rio do Sul, no Vale do Itajaí

Papa Francisco nomeia novo bispo em Rio do Sul, no Vale do Itajaí Padre Onécimo Alberton assume sua nova função em março de 2015 (Foto: Jovem Teixeira Fotografia / Divulgação)

Essa é a segunda nomeação em Santa Catarina apenas neste mês de dezembro

Papa Francisco nomeou nesta quarta-feira (17) o padre Onécimo Alberton como bispo da Diocese de Rio do Sul. Ele substitui Dom Augustinho Petry, que deixará o cargo aos 76 anos.

Em Santa Catarina existem outros nove bispos, entre eles um arcebispo, e esta é a segunda nomeação apenas neste dezembro, já que Dom Odelir José Magri foi escolhido para a Diocede de Chapecó no início do mês. 

Atualmente,  Onécimo Alberton atua na Paróquia São Paulo Apóstolo, do bairro Michel, presidente da Caritas Diocesana e coordenador da Pastoral Presbiteril da Diocese de Criciúma. Com 49 anos, a partir de março ele será responsável por 31 paróquias e 487 comunidades distribuídos em 32 municípios da região do Vale do Itajaí.

— A Diocese de Rio do Sul recebe o novo bispo de braços abertos. É um grande presente de Natal anunciar o novo bispo — afirmou o Arcebispo da Arquidiocese de Florianópolis, Dom Wilson Tadeu Jönck, por meio da assessoria de imprensa. 

Natural de Orleans, Onécimo é formado em filosofia e teologia. Ele foi ordenado sacerdote no ano de 1992, em Orleans, para a Diocese de Tubarão. De 1993 a 2001 foi pároco em Cocal do Sul, Diocese de Criciúma. No ano seguinte até 2011 foi reitor do Seminário Teológico Bom Pastor, em Florianópolis.

DIÁRIO CATARINENSE

 

Outras Notícias