Palestra sobre o Programa Bolsa Família é realizado em Vidal Ramos

Mortalidade infantil, vacinação, reciclagem de lixo e combate ao abuso e a exploração sexual infanto- juvenil também foram assuntos do encontro.

Palestra sobre o Programa Bolsa Família é realizado em Vidal Ramos

Fotos: PMVR / Divulgação

No dia 20 de abril, foi realizada a primeira reunião do Programa Bolsa Família em Vidal Ramos. Com ações conjuntas das Secretarias Municipais de Assistência Social, Saúde , Educação e Meio Ambiente as beneficiárias do programa contaram com palestras e informações sobre o programa federal.

Na palestra, a vacinadora Géli de Souza esclareceu dúvidas sobre as vacinas e sua importância nas crianças no momento atual, ressaltando que a mortalidade infantil é quase nula nos dias atuais. Já a secretária municipal de Educação, Guisela Backes Burg, ressaltou a  frequência escolar e a colaboração dos pais na participação da educação de seus filhos.

A secretária municipal do Meio Ambiente e Turismo, Camila Boing Barni, ressaltou a correta separação  e reciclagem de lixo e repassou o calendário de coletas em Vidal Ramos. “A palestra com a psicóloga  Rafaela Simiano sobre o  combate  ao abuso e a exploração sexual infanto- juvenil foi muito importante também. Ela mostrou um vídeo homenageando as mães e entregou uma lembrança para cada uma delas”, disse a secretária de Assistencial Social, Rose Merten Sebold.

O Programa

O Bolsa-Família tem capacidade de integrar e articular várias políticas sociais a fim de estimular o desenvolvimento das famílias, contribuindo para elas superarem a situação de vulnerabilidade e de pobreza. O Programa que contribui para o combate a pobreza e a desigualdade no Brasil desde 2003, possui três eixos principais:

Complemento da renda - todos os meses as famílias recebem um benefício em dinheiro, e que garante o alivio mais imediato da pobreza.

Acesso a direitos- as famílias devem cumprir alguns compromissos (condicionalidades), que tem  como objetivo reforçar o acesso a educação, a saúde e a assistência social. Importante ressaltar que as condicionalidades não tem lógica de punição e sim de garantia de que direitos sociais básicos cheguem a população em situação de pobreza e extrema pobreza.

Articulação com outras ações- o programa bolsa família tem capacidade de integrar e articular várias políticas sociais a fim de estimular o desenvolvimento das famílias, contribuindo para elas superarem a situação de vulnerabilidade e de pobreza.

Assessoria Prefeitura de Vidal Ramos 

Outras Notícias

PUBLICIDADE