Geral

Palestra esclarecerá dúvidas sobre mudanças no eSocial em Ituporanga

Palestra esclarecerá dúvidas sobre mudanças no eSocial em Ituporanga Imagem Ilustrativa (Reprodução Internet)

Evento promovido pelo Núcleo de Empresas Contábeis da Capital da Cebola tratará sobre novos prazos e adequações para o envio de informações tributárias, previdenciárias e trabalhistas das empresas.

 

Uma palestra especial sobre o Sistema de Escrituração Fiscal Digital das Obrigações Fiscais Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial) será realizada em Ituporanga, no dia 18. O encontro que será promovido pelo Núcleo de Empresas Contábeis de Ituporanga (NECI), com apoio da Associação Empresarial de Ituporanga (ACEI), Sicredi e Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRC-SC), acontecerá a partir das 19hs30min, no Salão da Igreja Matriz Santo Estêvão, no centro da cidade.

Além de um panorama geral sobre a funcionalidade do Sistema, a palestra abordará o esclarecimento a respeito das novas regras para o envio de informações tributárias, previdenciárias e trabalhistas. Segundo o contador e diretor do Núcleo de Contabilidade da ACEI, Alexandre Visentainer, a participação é imprescindível para o conhecimento e manutenção adequada da situação legal das empresas.

“As mudanças trazidas com o eSocial devem ser tratadas com atenção, já que muitos empresários podem estar realizando procedimentos errados sem saber. Por isso, é importantíssima a participação de todos, inclusive de pessoas que ainda não possuem empresa regulamentada, mas que já projetam a abertura de um empreendimento”, destaca Visentainer.

Ação Beneficente                                                             

O evento é gratuito e, como entrada, é solicitada apenas a doação espontânea de um brinquedo (ou mais) por pessoa. Os donativos serão distribuídos em evento especial promovido pela ACEI alusivo ao Dia da Criança, no dia 12 de outubro. Não é necessário realizar inscrições.

Sobre o eSocial

Obrigatório para quase todas as organizações e objetivando maior eficiência fiscalizatória, o eSocial é um sistema pelo qual devem ser cadastrados em um banco de dados do Governo Federal, todos os dados referentes à situação legal em que se encontram as empresas. Para tanto, o comitê Gestor do Sistema disponibilizou um cronograma em conformidade com o faturamento e enquadramento tributário de cada organização.

O Sistema engloba ao todo, o envio de 15 informações fiscais, trabalhistas e previdenciárias.  A ausência de cadastro ou envio incorreto de dados pode gerar multas, entre outras penalidades fiscais previstas em Lei.

 

Por Luciana Flores Koerich

Tcriativa Comunicação

Outras Notícias