Geral

Padre é afastado de igreja em Ibirama após condenação por abuso sexual

Religioso recorre em liberdade de decisão em primeira instância da Justiça. Diocese de Rio do Sul informou que afastamento foi medida preventiva.

Padre é afastado de igreja em Ibirama após condenação por abuso sexual Padre atuava em igreja de Ibirama, no Vale do Itajaí (Foto: Osvaldo Sagaz/RBS TV)

Um padre foi afastado da paróquia de Ibirama, no Vale do Itajaí, por condenação em primeira instância da Justiça por abuso sexual de menor de idade. Conforme a assessoria jurídica da Diocese de Rio do Sul, o padre ficará afastado até decisão definitiva, já que recorre do processo em liberdade.

O afastamento ocorreu no dia 15 de junho. Em nota, o jurídico da igreja diz que "a Diocese de Rio do Sul tomou, preventivamente, todas as medidas cabíveis, afastando-o do ministério sagrado e de qualquer outro ofício ou encargo eclesiástico".

Ainda em nota, a diocese diz que "a Igreja ama a todos os seus filhos, mas guarda e protege cuida com particular afeto os mais pequeninos e indefesos: trata-se de uma tarefa que o próprio Cristo confia a toda a Comunidade cristã no seu conjunto. Consciente disso, a Igreja dedica um vigilante cuidado à proteção das crianças e dos adultos vulneráveis".

A assessoria jurídica da Diocese confirmou que a decisão de primeira instância foi enquadrada como a artigo 217-A do código penal: "ter conjunção carnal ou praticar outro ato libidinoso com menor de 14 anos".

O Tribunal de Justiça afirmou que no dia 10 de junho houve uma sentença de condenação expedida pela 2ª vara da comarca de Ibirama. O teor da sentença, no entanto, não foi esclarecida pela assessoria do TJ.

G1SC

Outras Notícias