Geral

Ônibus Lilás percorre municípios catarinenses e conscientiza sobre violência contra a mulher

Ele estará em Alfredo Wagner no dia 27 de março

Ônibus Lilás percorre municípios catarinenses e conscientiza sobre violência contra a mulher Assessoria de comunicação do Governo do Estado

 

O ônibus de prevenção da violência contra a mulher, conhecido como Ônibus Lilás, da Secretaria de Assistência Social, Mulher e Família, está percorrendo cidades de Santa Catarina para conscientizar sobre a violência contra a mulher. O primeiro município a ser visitado é Santa Cecília onde o veículo fica nesta segunda e terça-feira, dias 20 e 21.

Na cidade, a SAS, por meio da Gerência de Políticas para Mulheres e Direitos Humanos, em parceria com a Prefeitura realiza ações na área da educação. A programação foi organizada com a equipe técnica do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas) composta por assistentes sociais, psicólogos e pedagogos. Estarão envolvidos mais de 220 alunos do Ensino Médio de duas escolas estaduais: Colégio Estadual Irmã Irene e EEB Maria Cazzamali. Além de conhecer o ônibus, os estudantes assistem a uma palestra e recebem materiais impressos informativos sobre o tema.

Em Lebon Régis, a ação ocorrerá nos dias 21 e 22 de março com um grupo de mulheres. A programação será em parceria com o município, que oferta o projeto Rede Catarina através da Segurança Pública, onde policiais femininas realizarão uma blitz com orientações. A programação também prevê outras atividades, como roda de conversa, atendimento do Cras e Creas itinerante, atualização gratuita do documento de identidade nacional, oficinas de artesanato e entrega de materiais impressos informativos referentes à temática.

A gerente de Políticas para Mulheres e Direitos Humanos, Débora Barbosa, ressalta que neste mês de março a intenção da SAS é estar junto aos municípios articulando ações de sensibilização para garantia dos direitos das mulheres. “Nossa proposta é estabelecer um diálogo com os municípios para a implementação de políticas de enfrentamento a violência contra a mulher. Para que possamos efetivar iniciativas que modifiquem uma cultura que as violenta, nosso anseio é que estas atividades sejam um espaço de acolhida e garantia de direitos”, afirmou.

A secretária de Assistência Social, Mulher e Família, Alice Kuerten, completa dizendo que além de Santa Cecília e Lebon Régis o Ônibus Lilás vai ir a outros dois municípios catarinenses. “Ele estará em Alfredo Wagner no dia 27 de março e no dia 28 em São Joaquim desenvolvendo atividades de combate a violência contra a mulher”.

 

Por: Helena Marquardt
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família

Outras Notícias