Geral

Nova dose de vacinação contra o HPV começa hoje

Nova dose de vacinação contra o HPV começa hoje

A partir de hoje, as meninas de 11 a 13 anos poderão tomar a segunda dose da vacina contra o HPV (papilomavírus humano), que protege contra o câncer de colo de útero. O anúncio desta fase de vacinação foi feito na sexta-feira pelo Ministério da Saúde. Quem tomou a primeira dose da vacina deve tomar a próxima para garantir a imunização completa.

A expectativa é de que 80% das 4,9 milhões de meninas nessa faixa etária sejam imunizadas no país nos próximos meses. A vacina será distribuída nas escolas públicas e privadas e nos postos de saúde em todo o país. A primeira dose começou a ser distribuída em março. Em seis meses, o governo conseguiu aplicar a vacina em 4,3 milhões de meninas – 87,3% do público-alvo.

A imunização é distribuída pelo SUS. São Paulo foi o Estado que teve o melhor resultado, tendo vacinado 98,74% das meninas nesta faixa etária.

A estratégia adotada no início da vacinação será mantida. Não há prazo para que ela seja feita, ou seja, quem fez 11 anos agora pode tomar ainda a primeira dose da vacina e em seis meses deverá tomar a segunda. A terceira dose será aplicada daqui a cinco anos como reforço para a imunização.

PREVENÇÃO AO CÂNCER DE COLO DE ÚTERO

O vírus do HPV é um dos causadores do câncer de colo de útero, terceiro tumor mais frequente em mulheres no país e terceira principal causa de morte entre mulheres no país, de acordo com o Ministério da Saúde. Na região Nordeste, esse tipo de câncer é o mais letal.

O ministro Arthur Chioro ressalta que a imunização contribui para a redução dos casos de câncer, mas outros métodos de proteção precisam continuar sendo usados, como o uso de camisinhas e o exame de papanicolau, recomendado para mulheres a partir dos 25 anos, também deve continuar sendo feito mesmo por quem já tomou a vacina. Em 2015, a vacina passará a ser oferecida para meninas de 9 a 11 anos. A meta é ter todas as jovens entre 9 e 15 anos vacinadas até 2016.

Outras Notícias