Geral

Nível do rio volta a subir e situação de emergência permanece em Rio do Sul

Nível do rio volta a subir e situação de emergência permanece em Rio do Sul Fotos: Divulgação

A Defesa Civil de Rio do Sul não prevê grandes volumes de chuvas para os próximos dias na cidade. Até domingo, o acumulado deve ser de aproximadamente 30 milímetros de forma isolada em algumas regiões do Alto Vale, sob forma de trovoadas.

O nível do rio Itajaí-açu voltou a subir nas últimas 12h por conta de uma tempestade e na medição das 13h desta quarta-feira (14) estava com 7,05m, nível estável desde uma hora antes. A Defesa Civil mantém o estado de emergência, desde que a cota ultrapassou novamente a barreira dos 6,5m.

A recomendação é de que pessoas que moram em regiões de cota de até 8 metros evitem voltar para casa enquanto o nível estiver alto. Três abrigos estão abertos nos bairros Bela Aliança e Progresso, com atendimento disponível pela secretaria de Assistência Social e Habitação do município.

“É importante que as pessoas não voltem para casa, pois ainda há instabilidade no nível do rio para a cota de até 8 metros”, orienta o diretor da Defesa Civil, Teodoro Silva.

Por conta das chuvas das últimas semanas, o solo está encharcado e as barragens estão com grande parte de sua capacidade ocupada. A medição das 13h desta quarta-feira mostra a estrutura de Ituporanga com 23,45m de nível de contenção de água, de um total de 31m. Duas das cinco comportas estão abertas. Em Taió, a barragem Oeste tem 21 metros de altura e segura 17,20m de água. Todas as sete comportas estão fechadas.

Clóvis Eduardo Cuco/Departamento de Comunicação

Outras Notícias