Geral

Neve na primavera - cidades de SC registraram o fenômeno nas últimas horas e sensação de -20ºC

Último registro foi exatamente há 10 anos, em 22 de setembro de 2012

Neve na primavera - cidades de SC registraram o fenômeno nas últimas horas e sensação de -20ºC São Joaquim hoje - Imagem: Reprodução/Twitter @CaioFloripa

 

O segundo dia da primavera foi marcado pela queda de neve em São Joaquim. O fenômeno teve início na noite de quinta-feira (22) e se manteve pela madrugada de hoje.

Segundo a Epagri/Ciram (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina), as cidades de Bom Jardim da Serra, Rio Rufino, Urubici e Urupema também tiveram registros de neve.

Em São Joaquim, na região de Cruzeiro, a cerca de 15 km do centro da cidade, a sensação térmica chegou a cerca de -20°C com as fortes rajadas de vento. Os cumes das montanhas ficaram cobertos de neve.

No amanhecer desta sexta-feira, as temperaturas mínimas ficaram abaixo de 0ºC em diversas cidades. Em Urupema, os termômetros marcaram -1,5ºC. Em Bom Jardim a mínima chegou a -1,2ºC e em São Joaquim foi de -0,6ºC. A temperatura mais "quente" foi registrada em Urubici, com os termômetros marcando -0.3ºC.

De acordo com a Epagri/Ciram a umidade associada a um ciclone extratropical na costa sul do Brasil favoreceu a ocorrência de neve nos cinco municípios. O órgão alerta que o ar frio e seco favorece a ocorrência de geada nas áreas altas do Extremo Oeste ao Planalto e também na região de Florianópolis, Serra e Alto Vale do Itajaí neste fim de semana. As mínimas podem variar de - 4°C a 4°C.

Essa não é a primeira vez que neva durante a primavera. O fenômeno já havia sido registrado no dia 22 de setembro de 2012. 

 

Com informações Epagri/Ciram e UOL

Outras Notícias