Geral

MPSC pede explicações por servidor do IGP estar atuando na prefeitura de Rio do Sul

MPSC pede explicações por servidor do IGP estar atuando na prefeitura de Rio do Sul Foto: Divulgação / Reprodução

 

O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) solicitou ao prefeito de Rio do Sul, José Thomé, informações sobre a cessão de um servidor do Instituto Geral de Perícias (IGP) que atua há alguns anos na Prefeitura de Rio do Sul. O requerimento foi feito pela promotora de justiça Symone Leite.

No documento a promotora afirma que a solicitação visa instruir um inquérito civil e determina que no prazo máximo de 10 dias úteis a partir da notificação o prefeito informe se a cessão do servidor Bolívar Bittelbrunn realmente foi encerrada no dia 31 de dezembro de 2020. Em caso positivo o chefe do Executivo deve comprovar com documentos, ou em caso negativo, o MPSC determina que Thomé apresente os motivos para uma possível renovação da cessão.

Um Inquérito Civil já apurava a situação do servidor que é efetivo do IGP e atuou no cargo de auxiliar médico legal de 2011 a 2015. Em 2016, ele passou a trabalhar na prefeitura de Rio do Sul, mas no final do ano passado foi determinado seu retorno pela necessidade de efetivo no IGP, o que não aconteceu. Atualmente Bolívar atua no cargo de Assessor Especial do Governo e de acordo com dados do Portal da Transparência da Prefeitura de Rio do Sul, em janeiro de 2021 ele teve folha de pagamento no valor bruto de R$13.191,13, ou seja, permanece trabalhando no Executivo.

Através da Assessoria de Imprensa, a prefeitura afirmou em nota que fez encaminhamento em dezembro do pedido de renovação da cessão do servidor, mas que o Governo de Santa Catarina ainda não se manifestou. Sobre o requerimento do Ministério Público, o Executivo declarou que o ofício ainda não foi respondido já que o prazo oficial vence apenas nesta semana.

A falta de efetivo é um problema antigo no Instituto Médico Legal de Rio do Sul (IML) mas a situação do Alto Vale ficou ainda mais grave desde o início de fevereiro, já que o órgão passou a contar com apenas um plantonista e os atendimentos agora são feitos também pelo IML de Blumenau, que passa a responder por 38 cidades.

 

Outras Notícias