Geral

Ministério Público retoma encontros nas escolas

Ministério Público retoma encontros nas escolas

Em maio deste ano, a 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Ituporanga, em ação organizada em conjunto com a rede de atendimento à criança e ao adolescente deste município, promoveu encontros com os pais e responsáveis de alunos da rede estadual de ensino de Ituporanga.

Em decorrência dos resultados positivos de tal ação, no início deste mês de agosto os encontros foram retomados - e prolongam-se até o final do mês de setembro - desta vez, com os pais de alunos da rede municipal de ensino do município de Ituporanga e da rede estadual de ensino dos demais municípios da Comarca, quais sejam, Atalanta, Chapadão do Lageado, Imbuia, Leoberto Leal, Petrolândia e Vidal Ramos.

A necessidade de aproximar a família do processo educacional dos filhos surgiu durante a realização de reuniões com a rede de atendimento, das quais participaram a Gerência Regional de Educação e os Secretários Municipais de Educação, além de outros órgãos que atuam na proteção de crianças e adolescentes. A efetiva participação da família, sem qualquer dúvida, facilita a atuação dos órgãos públicos e, como consequência, resulta em benefícios para o aluno, tanto no que diz respeito ao aproveitamento nas disciplinas escolares, quanto a melhor convivência social.

Durante os encontros, a 1ª Promotoria de Justiça busca informar os pais sobre o que é o Ministério Público e qual o seu papel na defesa dos direitos da criança e do adolescente; quais são esses direitos, assegurados pela Constituição Federal e o Estatuto da Criança e do Adolescente; a importância da família na garantia de efetivação deles; responsabilidades decorrentes do poder familiar; indisciplina e ato infracional; APÓIA e Bullying.

Já foram realizados encontros no Centro de Ensino Prof. Bernardina Farias De Matos (14/08), pertencente à rede municipal de ensino de Ituporanga e, também, com a rede estadual de ensino do município de Imbuia (12/08).

Além dessas, estão agendados os seguintes encontros, todos com início 19h:

Rede Municipal de Ensino de Ituporanga:

20/08 – Centro de Ensino Pedro Júlio Muller

10/09 – Centro de Ensino Leandro dos Santos

16/09 – Centro de Educação Infantil Matilde Sens

24/09 – Centro de Educação Infantil Pequeno Príncipe

Rede Estadual de Ensino:

19/08 – Vidal Ramos

09/09 – Petrolândia

17/09 – Atalanta

23/09 – Chapadão do Lageado

30/09 – Leoberto Leal

Outras Notícias