Geral

Ministério da Integração reconhece decreto de emergência de Vidal Ramos e mais 6 cidades de SC

Municípios tiveram danos após tempestades e alagamentos entre abril e junho. Agora, cidades devem mandar plano de trabalho para receber verba.

Ministério da Integração reconhece decreto de emergência de Vidal Ramos e mais 6 cidades de SC Irmãos morreram após levarem choque em Itajaí em abril (Foto: Luiz Souza/RBS TV)

Nesta sexta-feira (7), o Ministério da Integração Nacional reconheceu a situação de emergência de sete municípios catarinenses. A informação foi publicada no Diário Oficial da União. Essas cidades tiveram danos causados por tempestades e alagamentos entre abril e junho deste ano.

Os municípios que tiveram a situação de emergência reconhecida foram: Itajaí, Agronômica e Vidal Ramos, no Vale do Itajaí, Otacílio Costa, na Serra, e São Carlos, Seara e Xanxerê, no Oeste.

Segundo o Ministério da Integração Nacional, agora esses municípios precisam apresentar o chamado plano detalhado de resposta. Ele será analisado pelo órgão em Brasília. Após essa avaliação, se aprovado, o recurso é liberado.

Com os decretos reconhecidos no final de junho, os municípios de Lages e Abdon Batista, na Serra, já mandaram os planos detalhados de resposta, informou o ministério. Atualmente, esses documentos estão em fase de conclusão de análise.

Estragos

Itajaí é o único município reconhecido que teve estragos registrados em abril. Na época, três irmãos de 3, 10 e 16 anos morreram com um choque elétrico após um fio energizado arrebentar e cair sobre uma poça que eles pisaram.

Os demais municípios tiveram prejuízos após os temporais e alagamentos do final de maio e início de junho.

 

Por G1 SC

Outras Notícias