Geral

Maior parte dos deputados eleitos em SC representa o Oeste e Vale do Itajaí

Maior parte dos deputados eleitos em SC representa o Oeste e Vale do Itajaí Imagem reprodução RBS TV

Eles irão compor quadro da Assembleia Legislativa de SC a partir de 2015.

No total, 40 deputados estaduais foram eleitos no domingo (5) no estado.

Os eleitores de Santa Catarina definiram a composição dos catarinenses na Assembleia Legislativa Estadual (Alesc) e para a Câmara dos Deputados na eleição deste domingo (5). Foram 40 representantes eleitos para a bancada estadual e 16 para as cadeiras federais. A Região Oeste é a que teve mais candidatos eleitos para a Alesc.

Dos 40 deputados que vão participar da bancada estadual a partir do próximo ano, 12 têm origem no Oeste catarinense. Em seguida, aparece o Vale do Itajaí, com oito representantes. As regiões Norte e Sul terão sete deputados cada. Já a Grande Florianópolis e a Serra elegeram o menor número de políticos, cinco e um, respectivamente.

Câmara Federal

Para ocupar as cadeiras da Câmara Federal, os catarinenses escolheram cinco representantes do Oeste. Vale do Itajaí e Sul conquistaram três cadeiras cada. Em seguida aparecem as regiões da Grande Florianópolis e Norte catarinense, com duas vagas. Por último, está a Serra, com um deputado federal eleito.

Em Santa Catarina, 11 dos 16 deputados federais escolhidos no domingo já fazem parte da Câmara. Na bancada estadual, 23 dos 40 eleitos vão continuar nos cargos.

Para a cientista política Rosângela Damásio, a proposta de voto distrital pode ser uma alternativa para equilibrar as demandas de todos os moradores do estado sem despriorizar áreas com menor representação na assembleia. “Através da representação direta com a sociedade ele vai estar mais próximo do cidadão e da região, vendo de perto o que realmente essa região está precisando em nível de políticas públicas”, pontua.

G1SC

Outras Notícias