Geral

ITUPORANGA - Secretaria de Saúde realizará mutirão de preventivos para marcar o "Outubro Rosa".

ITUPORANGA - Secretaria de Saúde realizará mutirão de preventivos para marcar o

A Prefeitura de Ituporanga, por meio da Secretaria de Saúde, irá realizar neste dia 30, um mutirão de preventivos em todas as Unidades Básicas de Saúde do município para marcar o “Outubro Rosa” - campanha realizada em todo o país na luta contra o câncer de mama.

Durante o mutirão serão realizados exames preventivos de colo do útero, exame das mamas e repassadas orientações sobre a saúde da mulher. Para que todas as ituporanguenses se beneficiem, o horário de atendimento será das 15h até às 20h e funcionará por ordem de chegada. Também será servido um café para as mulheres.

As Unidades de Saúde do município estão todas decoradas no tom rosa, e os funcionários estão usando o laço simbolizando apoio a campanha.

O movimento “Outubro Rosa” iniciou na década de 20, nos Estados Unidos, e foi se espalhando pelo mundo com o passar do tempo. No Brasil, a data foi instituída em 2002 e a cada ano ganha mais visibilidade. Em vários órgãos públicos e empresas privadas um laço rosa simboliza a data.

O câncer de colo de útero é uma doença de evolução lenta, que em fase inicial não apresenta sintomas. É também o único tipo de tumor 100% capaz de ter a prevenção como cura.  Por isso, é fundamental que todas as mulheres façam o exame preventivo pelo menos uma vez por ano.

Assessoria Comunicação Prefeitura de Ituporanga 

Outras Notícias