Geral

ITUPORANGA - Ação recolhe mais de uma tonelada de resíduos eletroeletrônicos

ITUPORANGA - Ação recolhe mais de uma tonelada de resíduos eletroeletrônicos Fotos: Divulgação/Reprodução

A Prefeitura de Ituporanga por meio do Departamento de Meio Ambiente, iniciou neste mês de dezembro ações que pretendem dar a destinação correta aos resíduos eletroeletrônicos que não são mais utilizados, e estão incluídos na Logística Reversa (onde o consumidor tem a responsabilidade de retornar o resíduo inutilizado à empresa vendedora, e, esta, a responsabilidade da destinação final). 

No sábado, 06, houve a primeira coleta dos materiais. Um caminhão do Instituto Reciclavale, parceiro da iniciativa, ficou exposto na Praça Frei Gabriel, no Centro, identificado como ponto de entrega dos materiais. Foram recolhidos 1158 kg de resíduos eletroeletrônicos, isopor, papelão, entre outros.

O processo da Logística Reversa responsabiliza as empresas e estabelece uma integração de municípios na gestão do lixo. Neste processo, os produtores de um eletroeletrônico, por exemplo, têm que prever como se dará a devolução, a reciclagem daquele produto e a destinação ambiental adequada, especialmente dos que eventualmente poderão retornar ao ciclo produtivo.

Em parceria com a Câmara de Dirigentes Logistas (CDL) e a Associação Comercial e Empresarial de Ituporanga (ACEI), a Prefeitura já tem novas datas definidas para coleta. Será nos meses de fevereiro, março, abril, maio, junho, e julho, sempre nos sábados especiais. Após este período de adequação o comércio local terá que fazer a logística reversa, ou seja, estes materiais deverão ser entregues nas lojas e as empresas farão a entrega para a Cooperativa e Instituto Reciclavale. Será mantido um galpão no Cerro Negro para o acondicionamento dos resíduos e a cooperativa irá buscar quando o local estiver com bastante material.

Assessoria Prefeitura de Ituporanga

 

Outras Notícias