Geral

Iniciadas obras para instalação do Memorial Irmã Paulina no Hospital Bom Jesus em Ituporanga

Estrutura que vai contar com a exposição de objetos antigos da religiosa, será custeada pelos familiares da Irmã.

Iniciadas obras para instalação do Memorial Irmã Paulina no Hospital Bom Jesus em Ituporanga

Homenagear e resgatar a história daquela que dedicou mais de 60 anos ao Hospital Bom Jesus (HBJ). Essas são algumas das finalidades do Memorial Irmã Paulina vai contar com a exposição de objetos antigos da religiosa e será aberto para a visitação da população. As obras para a instalação do memorial foram iniciadas nesta semana e o espaço será inaugurado fevereiro de 2016, junto às comemorações dos 80 anos de fundação do HBJ.

“O memorial Irmã Paulina tem um significado todo especial não só pro Hospital Bom Jesus, mas também para a comunidade local. Dos 80 anos de existência do HBJ, Irmã Paulina vivenciou essa história durante 64. Nada mais que justo essa homenagem a ela”, declarou Irmã Edelir Stupp, diretora do HBJ.

Irmã Paulina Sens é natural de Rancho de Táboas/Angelina. Foi ordenada Freira em 1949, fez curso de enfermagem no Paraná e dedicou toda a sua a sua vida a serviço da saúde dos pobres. Em Ituporanga a bondade da religiosa no cuidado e na atenção a população faz com que as pessoas façam menção a ela ainda nos dias atuais.

“Não é novidade pra ninguém que ela teve um  serviço social muito sólido em toda a comunidade. Não tem um dia que não se ouve o nome dela dentro do Hospital ou na própria comunidade”, lembrou Irmã Edelir.

E o sonho de registrar pra sempre o nome da religiosa, por meio da construção do Memorial, se tornará realidade graças à prática dos ensinamentos deixados por ela. Graças a solidariedade de pessoas da comunidade e da família da religiosa, a instalação do memorial vai ser concretizada.

“Para construirmos essa estrutura fomos atrás de parceiros. Primeiro conquistamos as Arquitetas Bianca e Barbara Lehmkuhl  pra termos um projeto, e depois fomos ao encontro dos familiares pra conseguirmos os recursos para fazermos a implantação efetiva do memorial”, explicou Claudia Ferreira, assistente social do HBJ.

O espaço que ficará situado em uma sala próxima à recepção do HBJ vai contar com local para exposição de objetos, uma linha do tempo resgatando a história de vida da religiosa, alem de um televisor onde os visitantes poderão ter acesso a depoimentos que lembram a passagem da mesma pelo Hospital.

“Para desenvolver o projeto fizemos um estudo sobre a história de vida da religiosa. A gente começou a inspiração por meio dos objetos que o HBJ ainda possui. A partir daí, tentamos resgatar um pouco da simplicidade da Irmã Paulina”, comentou a arquiteta Barbara Lehmkuhl.  “A gente procurou através da simplicidade fazer um ambiente bonito, um ambiente que a gente pudesse mostrar a história dela”, completou  Bianca.

O Memorial Irmã Paulina será inaugurado e aberto a visitação da população no dia 15 de fevereiro de 2016, dia da comemoração dos 80 anos de fundação do Hospital Bom Jesus.

“Muitas pessoas atribuem a Irmã Paulina milagres de cura. Acreditamos que o memorial vai ser um local de paz, que as pessoas vão poder relembrar a história dela, fazer preces e agradecer por todo o bem que ela fez pelo hospital e pelos moradores da região”, finalizou Irmã Edelir Stupp, diretora do HBJ.

Confira no vídeo abaixo como ficará o Memorial Irmã Paulina.

Authentica Comunicação Integrada

Outras Notícias