Geral

Idosos do Abrigo Mão Amiga em Ituporanga são imunizados contra a Covid-19

Com cuidados redobrados, nenhum idoso foi positivado para doença nesse período de pandemia. Até o momento Ituporanga está com 191 pessoas vacinadas.

Idosos do Abrigo Mão Amiga em Ituporanga são imunizados contra a Covid-19 Imagem Ilustrativa (Foto: Reuters / Dado Ruvvic / Direitos Reservados)

A campanha de vacinação contra a COVID-19 segue sendo realizada em Ituporanga. Na manhã desta terça-feira, 26, foi a vez das doses serem aplicadas nos idosos e nos profissionais do Abrigo Mão Amiga (AMA). Foram 84 doses aplicadas na instituição. Todos os 58 idosos abrigados foram imunizados e também 26 colaboradores. 

Desde o início da pandemia o Abrigo reforçou os cuidados para evitar o contágio dos idosos e o esforço valeu à pena. Segundo o enfermeiro Carlos Alberto Dalabrida, nenhum dos internos foi positivado para a doença até agora. “Fizemos um monitoramento constante e em caso de alguma suspeita de imediato fazemos o "isolamento" para evitar disseminação em caso de positivar algum dos internos”, explica o profissional. 

Além disso a higienização constante das mãos com álcool em gel, tanto colaboradores como idosos faz parte da rotina. Outro cuidado que passou a ser adotado tem relação com a roupa de expediente dos colaboradores.  “Nossos funcionários trocam de  roupa aqui na instituição. Desde o início da pandemia as roupas que eles usam entre o domicilio e o Abrigo não tem nenhum  contato com os idosos”, pontua.

As medidas de prevenção afetaram também a rotina dos familiares que costumam visitar os idosos. “Até meados do mês de setembro as visitas estavam suspensas e quando voltamos a permitir  limitamos para somente dois familiares que poderiam ficar por 20 minutos. Montamos uma barreira física com uma placa de acrílico, para não ter nenhum contato físico ou aerossol”, conta o enfermeiro.

Pessoas imunizadas em Ituporanga
Até o momento Ituporanga conta com 191 pessoas imunizadas. O município recebeu na semana passada, doses para imunizar 172 profissionais da Saúde que estão na linha de frente de atendimento aos pacientes suspeitos e positivados,  e os idosos que estão abrigados no  AMA. Nessa terça-feira, 26, mais 40 doses foram enviadas para a Secretaria de Saúde  da Capital da Cebola e o município aguarda o envio de novas doses referente ao segundo lote de vacinas encaminhado pelo Governo do Estado.

 

Por Assessoria de Comunicação

Prefeitura de Ituporanga

Outras Notícias