Ibirama recebe Estação Hidrológica da Defesa Civil estadual

Com novo equipamento, dados serão transmitidos de forma online, por meio das redes de telefonia celular

Enviar no WhatsApp
Ibirama recebe Estação Hidrológica da Defesa Civil estadual

Foto: Divulgação

 

A Coordenadoria de Defesa Civil de Ibirama recebeu da Defesa Civil do Estado de Santa Catarina, uma Estação Hidrológica para monitoramento do Rio Hercílio. Com o novo equipamento, os dados hidrológicos serão transmitidos de forma online, por meio das redes de telefonia celular.

A coordenadora de Defesa Civil de Ibirama, Daniele Girardi, explica que atualmente os dados são coletados em campo, com o deslocamento de servidores da Defesa Civil até a Praça Lindo Sardagna, localizada na rua Dr. Getúlio Vargas, onde às margens do rio estão instaladas as réguas de telemetria. “Em períodos de gestão de adversidades, o equipamento trará maior comodidade a equipe, pois os dados serão transmitidos online e em tempo real, pois a atualização dos dados ocorre a cada 15 segundos, com armazenação das informações a cada 5 minutos”, explicou.

A instalação do equipamento ficou sob responsabilidade da empresa MKS Sistemas – Automação e Telemetria, vencedora do processo licitatório realizado pelo Governo do Estado de Santa Catarina.

O equipamento, que é alimentado por meio de energia solar, tem como finalidade básica realizar a medida, o armazenamento e a transmissão de dados hidrológicos. O monitoramento do nível do rio é feito por um sensor tipo radar, e da precipitação pluviométrica com pluviômetro de báscula. O equipamento passará por um período de calibração, como também de testes. Posteriormente, a Defesa Civil estadual fará a manutenção preventiva a cada três meses.

Além disso, o equipamento será dotado de uma câmera integrada ao dispositivo, o que permite o registro fotográfico em tempo real da situação do rio, principalmente no que diz respeito a enxurrada, erosão de margens e alagamento do núcleo urbano.

Devido a instalação do equipamento, a previsão é que a Ponte Osvaldo Tadeu Beltramini seria totalmente fechada durante a tarde, porém, foi possível liberar o trânsito em meia pista.

 

Por Assessoria de Comunicação Prefeitura de Ibirama 

Outras Notícias

PUBLICIDADE

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Confira nossa Política de privacidade e nosso Termo de uso.

Concordo