Geral

Gruta Nossa Senhora de Lourdes de Ituporanga será revitalizada

Ordem de serviço foi assinada nesta segunda-feira (14)

Gruta Nossa Senhora de Lourdes de Ituporanga será revitalizada Foto: Carlos Alberto Grah/Divulgação

Um dos principais pontos turísticos de Ituporanga e região que recebe anualmente milhares de turistas e visitantes de todo o estado passará por uma revitalização. A ordem de serviço para o início da obra foi assinada na manhã desta segunda-feira, dia 14, no gabinete do prefeito Arno Zimmermann. A empresa Kurtz Empreendimentos Imobiliários Ltda, vencedora da licitação, já está autorizada para iniciar os trabalhos e terá o prazo de seis meses para concluir.

O projeto não vai alterar a originalidade do local, e os valores histórico e ecológico serão mantidos. A obra terá um investimento de mais de R$ 500 mil e contempla um novo portal de acesso, colocação de pavers da entrada da Gruta até a subida onde estão localizadas as estações que ilustram a via sacra de Jesus Cristo, substituição do piso de pedra ardósia na subida das estações por piso de concreto, reestruturação do lago existente no local, sanitários novos, corrimãos para dar mais segurança aos visitantes, um deck de observação localizado em ponto estratégico, além de toda drenagem pluvial.

Não está contemplada no projeto a pintura e restauração das 14 estações. De acordo com o presidente do CPC da Igreja Matriz, Dagoberto Schmitt, as estações também devem ser revitalizadas, porém com o apoio da comunidade e de empresários da cidade.

Consta no registro histórico do município que a Gruta Nossa Senhora de Lourdes existe desde 1949, graças aos esforços do Frei Arthur, do povo devoto de Nossa Senhora e da família de Adão Sens e Paulina Sens, casal que fez a doação do terreno à Igreja Católica para que fosse construída a Gruta. 

Assessoria Prefeitura de Ituporanga 

Outras Notícias