Geral

Grupo de Voluntários entrega Monitor Cardíaco e enxoval para UTI do Hospital Bom Jesus

Equipamento foi adquirido com recursos do Pedágio Solidário realizado no mês de julho

Grupo de Voluntários entrega Monitor Cardíaco e enxoval para UTI do Hospital Bom Jesus Fotos: Divulgação

Já está à disposição da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Bom Jesus o novo Monitor Cardíaco. O equipamento foi entregue no inicio mês de outubro e foi adquirido com recursos do Pedágio Solidário realizado no mês de julho pelo Grupo de Voluntários do Hospital Bom Jesus (GVHBJ).

“Durante o pedágio arrecadamos pouco mais de 47 mil reais, e esse recurso foi destinado para a compra do monitor e de um novo enxoval para ser utilizado nos leitos”, explicou a presidente do GVHBJ Lucia Frieberg Morais.

O monitor cardíaco serve para a equipe médica avaliar de modo contínuo e “ao vivo” os sinais vitais do paciente. Através de eletrodos, aparelhos de pressão automatizados e sensores ligados ao paciente é possível acompanhar a frequência cardíaca e respiratória, a pressão arterial e a saturação de oxigênio do sangue. 

O monitor cardíaco também fornece um traçado simples de eletrocardiograma, onde é possível identificar o surgimento de arritmias cardíacas. Ele é programado para alarmar sempre que houver acelerações ou desacelerações da frequência cardíaca, picos hipertensivos ou hipotensão e queda da saturação de oxigênio no sangue.

“Como todo paciente internado em uma UTI precisa estar monitorizado muitos desses equipamentos ficam ligados por horas e o desgaste acaba sendo inevitável. Sendo assim esse novo equipamento vem suprir uma necessidade que tínhamos na nossa UTI”, explica a diretora do HBJ Irmã Edelir Stupp.

Com a compra do monitor cardíaco foram gastos R$33.494,15. O restante dos recursos do pedágio foi utilizado na compra de cobertores, tecido para confecção de enxoval, edredom, toalhas, napa para colchões e panos para higiene e limpeza. Os produtos foram adquiridos durante a maior Feira Hospitalar do Sul do país que ocorreu paralelamente ao Seminário Estadual de Hospitais, realizado no final do mês de agosto.

Saiba mais sobre o Pedágio:

O pedágio Solidário é uma realização do Grupo de Voluntários do Hospital (GVHBJ) e conta com a parceria direta dos municípios, por meio da colaboração das Secretarias de Assistência Social e Saúde. Entre o dia 11 e o dia 23 de julho de 2015 colaboraram com o pedágio moradores, motoristas e o comercio local das cidades de Ituporanga, Leoberto Leal, Atalanta, Vidal Ramos, Alfredo Wagner , Aurora, Petrolândia, Imbuia e Chapadão do Lageado. O intuito da ação é arrecadar recursos para a manutenção da Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Essa foi a 4ª Edição do Pedágio e a arrecadação totalizou R$ 47.507,46.

https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gifAuthentica Comunicação Integrada

Outras Notícias