Geral

Grupo de Voluntários do Hospital Bom Jesus participa de Encontro Estadual de Voluntários

Grupo de Voluntários do Hospital Bom Jesus participa de Encontro Estadual de Voluntários Fotos: Divulgação / Reprodução

O evento serve para troca de experiências entre grupos de todo o estado

Confraternizar, trocar experiências e apresentar os projetos que são desenvolvidos em Ituporanga. Esses são alguns dos objetivos do IX Encontro Estadual dos Voluntários da Saúde, realizado nesta quinta-feira, 06 em Florianópolis e que contou com a presença do Grupo de Voluntários do Hospital Bom Jesus (GVHBJ).

Destinado a pessoas que prestam de forma voluntaria serviço a pacientes hospitalizados bem como familiares e acompanhantes, o encontro reuniu no auditório da Reitoria da UFSC, representantes de 11 grupos do estado. Do GVHBJ estiveram presentes 15 voluntários.

Na programação do encontro, recepção, abertura, momento para a mostra dos trabalhos desenvolvidos por cada grupo, troca de experiência e palestra. A Psicóloga e Psicoterapeuta Lorena da Silva tratou sobre o tema: “Eu e tu no voluntariado, na harmonia das complexidades”.

“Momentos como esse são importantes, porque temos a possibilidade de mostrar o nosso trabalho e trocar ideias com grupos de outras regiões. Estamos felizes de poder fazer parte desse grande grupo de voluntários da saúde existentes em Santa Catarina”, destacou Lucia Frieberg Morais, presidente do Grupo de Voluntários do HBJ.

O Grupo tem como objetivo principal no desenvolvimento de suas atividades a transparência, honestidade e acima de tudo a integridade daqueles que se juntam aos trabalhos. Os Voluntários atuam cotidianamente em prol da Instituição atendendo diferentes necessidades, com o foco sempre em melhorar a qualidade do atendimento.

O Grupo de Voluntários do Hospital Bom Jesus conta hoje com 16 voluntários cadastrados e 15 voluntários estagiários, que são os jovens do Seminário que tem dedicado parte de suas atividades em prol do hospital. O GVHBJ também dedica trabalho voluntário em projetos continuados. São desenvolvidos ao todo mais de 20 projetos.

O X Encontro Estadual dos Voluntários da Saúde, que será realizado em 2016 vai ocorrer em Jaraguá do Sul.

Conheça o Grupo de Voluntários do Hospital Bom Jesus

O Grupo de Voluntários do Hospital Bom Jesus foi reestruturado em 2012 com a finalidade de humanizar o atendimento aos pacientes que buscam o atendimento na unidade hospitalar.

Em três anos de trabalhos, foram várias as conquistas. Entre elas é possível citar algumas aquisições que vieram beneficiar diretamente as pessoas que fazem uso do HBJ: Aparelho de Laringoscopia para o pronto socorro, colchões para leitos de diversos setores, aquisição de poltronas para acompanhantes da maternidade, biblioteca móvel, enxoval para os diversos setores, balança digital para a maternidade, estruturação e adequação do bazar, reestruturação da recepção que  passou a contar também com uma TV de 32 polegadas, também adquirida pelos voluntários, aquisição de uma maca para obesos destinada ao pronto socorro, entre outras aquisições e atividades que são realizadas.

Todas as aquisições feitas até hoje foram possíveis, graças a realização dos eventos e as ações desenvolvidas pelos integrantes do Grupo.

Projetos desenvolvidos:

Biblioteca móvel: O grupo conta com um acervo de material, com revistas, jornais e outros periódicos e por meio da Biblioteca móvel os matérias são destinados para a utilização dos pacientes e acompanhantes no HBJ. Esta ação busca aperfeiçoar o tempo de estadia na unidade hospitalar.

Suporte Continuado a Casa de Apoio: Na Casa de Apoio esta concentrada a atividade de suprir as carências que se apresentam rotineiramente junto ao local destinado aos familiares de internados na UTI do HBJ, com materiais, alimentos e outras necessidades.

Ginástica Laboral: Com o programa de Ginástica Laboral, semanalmente são desenvolvidas atividades físicas destinadas aos colaboradores do Hospital Bom Jesus. As atividades são desenvolvidas no próprio local de trabalho tendo como principal objetivo a prevenção de doenças ocupacionais.

Auxílio Emergencial: Por meio do Auxílio emergencial o hospital o Grupo de Voluntários destina materiais de higiene e demais necessidades para pacientes internados na UTI.

Projeto Maternidade: O projeto maternidade consiste na distribuição de cheirinhos para todos os recém nascidos no Hospital Bom Jesus. Nos meses de maio, Junho e Dezembro, são distribuídas Carteirinhas de vacinação com capas personalizadas, confeccionadas pelas voluntárias e que tem o objetivo de fomentar a organização da história de saúde da criança.

Capacitação Continuada: A capacitação continuada é um momento dirigido para a qualificação dos voluntários para ação cotidiana junto à instituição, no intuito de prepará-los para atuação com ética e organização. O trabalho é desenvolvido pelo serviço Psicossocial do HBJ.

Pratica de espiritualidade: O Grupo de Voluntários se preocupa também em desenvolver atividades na perspectiva de proporcionar acolhimento e apoio espiritual junto à condição emocional do paciente.  Com a prática de espiritualidade é oportunizado o contato a orações e práticas que levem ao fortalecimento da fé.

Bazar Beneficente: O Bazar Beneficente tem a finalidade de Arrecadar fundos para custeio de projetos continuados. A comercialização dos produtos é feita em datas específicas.

Retiro: Os retiros realizados com os voluntários são momentos dirigidos à qualificação dos voluntários para ações cotidianas no que tange a espiritualidade.

Busca de Saberes: Constantemente o Grupo de Voluntários desenvolve ações com outros grupos no intuito de conhecer novas experiências. 

Parabenização dos funcionários do HBJ: Por meio de uma homenagem singela, os colaboradores do Hospital Bom Jesus são lembrados quando a passagem dos aniversários.

Participação no Encontro Estadual de Voluntários da Saúde: A participação no Encontro Estadual de Voluntários da Saúde proporciona a busca de conhecimento e troca de experiências, garantindo amplitude de ações e inovações de atividades.

Projeto Bazar: Com o bazar instalado dentro do Hospital Bom Jesus, são comercializados diariamente produtos novos e usados, como roupas, calçados, bolsas e bijuterias, todos adquiridos por meio de doações.  As arrecadações são revertidas em prol de ações cotidianas do grupo.  

Café Colonial, Baile Brega e Almoços comunitários: Com a realização de eventos como café colonial, baile brega e almoços comunitários o Grupo Busca arrecadar recursos para serem aplicados para suprir as necessidades do Hospital.

Divulgação e revitalização do Grupo: O trabalho do grupo de voluntários é constantemente revitalizado por meio de reuniões de planejamento e a participação em encontros de idosos e clubes de mães. As reuniões têm rendido novas parcerias para realização de eventos.

Apoio a realização de eventos internos do HBJ: São várias as atividades internas que são realizadas para seus colaboradores, especialmente em datas comemorativas como Natal, Aniversário, e os voluntários atuam diretamente no apoio com a confecção de materiais específicos e na organização dos eventos.

Pedágio Solidário: Realizado nos 9 municípios que são tem como referencia em saúde o Hospital Bom Jesus , o pedágio tem a finalidade de arrecadar recursos para o apoio e manutenção da Unidade de Terapia Intensiva a UTI, que atende toda a região e também o estado. Nas quatro edições realizadas, foram arrecadados cerca de 140 mil reais.

Acolhimento Espiritual: Projeto Acolhimento espiritual é realizado todas as sextas feiras com familiares  e visitantes dos pacientes. O momento conta com a participação dos seminaristas do Seminário São Francisco de Assis, e de forma ecumênica, respeitando todas as crenças. O momento de oração é realizado antes das visitas.

Natal Solidário: Com o natal solidário os voluntários proporcionam aos pacientes, familiares e funcionários um momento de confraternização e de espiritualidade pela passagem do nascimento de Jesus.

Festival Sertanejo: Evento que contou a parceria de jovens empresários, o festival sertanejo foi a maior ação realizada pelos grupo de voluntários até o momento com o intuito de arrecadar recursos para o hospital. O Festival contou com a presença de artistas nacionais e foi prestigiado por cerca de 10 mil pessoas. A promoção rendeu 300 mil reais que foram utilizados pela unidade hospitalar para o pagamento de dívidas.

Baile a Fantasia: O baile a fantasia é a mais nova ação que será realizada pelo grupo. Mantendo a parceria com os jovens empresários o evento vai substituir neste ano de 2015 o baile Brega que era realizado. A arrecadação com o evento será destinada para auxílio manutenção da entidade. 

Authentica Comunicação Integradahttps://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif

 

Outras Notícias