Geral

Governo simplifica procedimentos para compra de imóvel por financiamento

Governo simplifica procedimentos para compra de imóvel por financiamento "Vai ser mais fácil comprar imóvel financiado", disse Guido Mantega (Foto: Elza Fiúza / Agência Brasil)

Ministro da Fazenda, Guigo Mantega, anunciou que comprador precisará ir em apenas um cartório para tirar as certidões necessárias

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou nesta quarta-feira, que o governo federal vai simplificar o procedimento de aquisição de imóveis por meio de financiamentos.

— Vai ser mais fácil comprar imóvel financiado. Estamos reduzindo a necessidade de fazer périplo pelos cartórios — disse.

Mantega ainda acrescentou que o comprador precisará ir em apenas um cartório para tirar as certidões necessárias para realizar a transação. 

— Quando você vai fazer uma transação imobiliária financiada, tem de tirar um monte de certidões em um monte de cartórios. Vamos concentrar em um único cartório.

Para ele, isso diminui o trabalho do comprador, simplifica a operação e dá segurança jurídica:

— Dá segurança jurídica porque você vai ter um panorama de todas as transações desse imóvel. Não tem possibilidade de furo. Vai simplificar a vida.

Mantega afirmou que as medidas que estão sendo anunciadas nesta quarta-feira pelo Ministério da Fazenda não são as mesmas anunciadas pelo Banco Central, mas caminham na mesma direção. Segundo o ministro, essas iniciativas vão melhorar a regulação do sistema de crédito brasileiro.

— Essas medidas vão no sentido de aumentar a segurança jurídica das transações, de reduzir o custo dessas operações e no sentido de simplificar essas operações. Então,  são medidas que vão contribuir para aumentar a produtividade e  a competitividade do sistema financeiro. É o que todos querem, aumentar competitividade, reduzir custos e simplificar — afirmou.

Estadão Conteúdo

Outras Notícias